Você já ouviu falar em marketing verde?

Tomaz Filho

Hoje, o mundo todo está mais preocupado com as questões ambientais. Poluição do ar, plástico nos oceanos, aquecimento global, desperdício de energia etc. 

Seguindo a tendência, as empresas estão se voltando para uma estratégia de marketing verde e, por meio da responsabilidade social, conquistar cada vez mais seguidores.

Continue a leitura para entender o que é marketing verde, qual a importância e como isso influencia positivamente as decisões de compra. 

O Que é marketing verde?

É a prática de comercializar a oferta com base nos benefícios ambientais. Alguns chamam de marketing ecológico ou marketing ambiental, e os consumidores reconhecem essas marcas por termos como “orgânico”, “amigo do ambiente”, “reciclável” ou “sustentável”.

O conceito de marketing verde surgiu como o efeito colateral do impacto negativo dos seres humanos no planeta. Na prática, as marcas lançam produtos ecológicos, criam o ambiente correspondente ao seu redor usando embalagens ecológicas ou recusam-nas.

Além disso, tornam os produtos recicláveis ​​e reutilizáveis, usam energia verde para a produção de produtos, projetam produtos com materiais reciclados para reduzir o desperdício, escolhem a venda local para diminuir a energia de transporte e muito mais. 

Como parte da estratégia, as empresas verdes também participam de programas de reciclagem, são mais escrupulosas sobre as ações de descarte de resíduos, doam para diferentes movimentos verdes e ainda educam os clientes internos e externos sobre o que fazer para proteger o meio ambiente e por que isso é importante.

Principais ações de marketing verde

  • Manufatura sustentável;
  • Pegada de carbono reduzida ou zero;
  • Poluição da água reduzida ou zero;
  • Ingredientes / materiais reciclados;
  • Produto reciclável;
  • Ingredientes / materiais renováveis;
  • Embalagem ecológica;
  • Pegada de plástico reduzida ou zero;
  • Energia renovável.

Objetivos do marketing verde

Os objetivos visam atingir a todos os aspectos do negócio, desde a produção e embalagem até a publicidade e relações públicas. Ele se concentra em direcionar todas as ações de marketing para um único propósito: lucro por meio do desenvolvimento sustentável.

Ao contrário das crenças populares, o marketing verde não se concentra apenas em proteger o meio ambiente na promoção de produtos verdes, mas também em como vender esses produtos para obter o máximo de resultado.

Importância do marketing verde

Existe um mercado completamente novo que consiste em consumidores verdes que preferem produtos verdes a produtos não verdes, se puderem escolher.

Se tornar ecológico agrega mais clientes à sua base de clientes existente. Isso proporciona uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. As marcas que mostram continuamente o compromisso com a proteção do meio ambiente tendem a obter maior lealdade.

Isso porque ser ecológico faz com que os clientes sintam que a empresa tem uma visão responsável e está ciente do cenário atual. Tudo isso resulta em uma boa imagem da marca aos olhos do público.

Exemplos de marketing verde

Whole Foods

Whole Foods é um supermercado americano, de propriedade da Amazon, especializado na venda de produtos orgânicos. A empresa foi desenvolvida tendo em mente as necessidades, desejos e demografia dos consumidores verdes.

Ela se autodenomina uma marca que odeia sabores, cores, conservantes e adoçantes artificiais e não os utiliza nos alimentos que comercializa.

Além disso, também se orgulha da missão verde, onde segue pequenos, mas grandes passos como usar papéis reciclados, compostagem, caronas, descarte de sacolinhas de plástico e outras ideias para salvar o meio ambiente.

Body Shop 

Essa marca é conhecida pelo posicionamento ecológico eficaz. É aprovada pelo Leaping Bunny, o padrão ouro para produtos não testados em animais.

Também apóia agricultores, defende os direitos humanos, inicia tratamentos de saúde e eventos de treinamento para funcionários, identifica seus valores para proteger o planeta e, o que é mais importante, realmente faz jus a esses valores.

The Body Shop é conhecida por promover a conscientização sobre a violência doméstica e a AIDS / SIDA e não usa imagens que humilham as mulheres nos anúncios.

Até 2020, a meta da empresa é desenvolver uma nova embalagem sustentável para os produtos, usar 100% de energia renovável em lojas, e edifícios verdes.

Como você viu, marketing verde é a prática de comercializar a oferta com base nos benefícios ambientais. Que tal transformar o verde em uma parte da identidade da sua marca? Fale comigo agora mesmo!

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