Vale a pena instalar painéis solares na minha casa?

Tomaz Filho

Hoje, instalar painéis solares em casa é uma forma inteligente de economizar na conta de luz e de promover o uso de energia natural.

Se você está pensando em adicionar painéis solares à sua casa, aqui estão algumas coisas que devem ser consideradas na hora de tomar a melhor decisão. 

Quanto você paga pela eletricidade?

O Instituto Acende Brasil publicou um estudo que trata sobre a evolução das tarifas de energia elétrica e a formulação das políticas públicas. A conclusão não é nada animadora. Estamos entre as 37 energias mais caras do mundo em um ranking com 110 países. O custo é de US$ 0,18 por Kwh.

Se você e sua família usam muita luz, ar condicionado e / ou aquecimento, aparelhos eletrônicos, sistema automatizado de irrigação de jardim etc, essa conta pode ficar cara rapidamente. 

Caso a sua casa fosse movida a energia solar, existiria uma pequena usina de força no topo do telhado, ou no local de sua escolha. Não seria preciso pagar uma mensalidade nem arcar despesas de manutenção.

É caro obter um sistema de painel solar?

Uma dica para responder a essa pergunta é fazer algumas pesquisas sobre empresas locais, pois os preços podem variar. Apesar de parecer atraente buscar o negócio mais barato possível, tenha em mente que o barato de hoje pode sair caro no futuro. 

No longo prazo, se você comprar um equipamento de qualidade superior, verá a maior economia em algumas décadas. Lembre-se de que o governo federal oferece impostos de importação zerados até o final de 2021.

Entre eles, bombas para líquidos, materiais para uso em sistema de energia solar fotovoltaico que funciona com painéis solares. Também entram na lista os rastreadores solares, que são aproveitados em grandes usinas para acompanhar a posição do sol ao longo do dia, o que aumenta a produtividade da unidade.

Onde é o melhor lugar para instalar um painel solar?

O melhor lugar para posicionar um painel solar seria onde ele pudesse coletar mais luz solar. É por isso que a maioria dos painéis solares são instalados em telhados. Se isso for inconveniente ou impossível para sua casa não se preocupe: os painéis solares também podem ser instalados no solo.

O que é mais importante avaliar é como você pode maximizar a exposição do seu painel à luz solar. Se colocado no chão, o ideal é aparar alguns arbustos que bloqueiam a exposição do painel à luz solar.

E se eu morar em um lugar que não tem muito sol?

Sem problemas! Você vai se surpreender ao saber que algumas das cidades com a maior taxa de instalações solares estão nos estados do noroeste, onde neve e dias curtos de inverno são comuns. 

Esses lugares podem consumir mais eletricidade do que muitas outras áreas do país, mas não precisam de 300 dias de sol para se beneficiar de um sistema de painel solar.

Os painéis solares produzem eletricidade de fótons que estão presentes na luz do dia natural, não da própria luz solar. O calor não é um fator na quantidade de eletricidade que os painéis solares podem gerar. Na verdade, um dia frio pode ser tão produtivo quanto ou mais do que um dia quente.

Muitas pessoas compram baterias solares de reserva para economizar eletricidade durante os horários de picos de luz solar.

Posso vender minha energia?

Algumas localidades e empresas de serviços públicos têm programas em vigor para ajudá-lo a vender qualquer excesso de eletricidade de volta à rede para obter um crédito. 

Esse número é limitado após um determinado ponto do mês, portanto, pode ser ideal obter uma bateria de reserva, além de um painel solar para aproveitar ao máximo suas necessidades de eletricidade.

Vale a pena?

Em última análise, isso se resume a quanto dinheiro você está disposto a investir em um investimento inicial. Com qualquer produto, quanto mais caro e abrangente for o sistema, maior será a economia a longo prazo.

Felizmente, o custo das instalações de painéis solares está caindo continuamente à medida que os custos dos serviços públicos continuam aumentando.

Isso porque a transmissão dos serviços de energia elétrica está significativamente desatualizada em muitas áreas, exigindo constantes manutenções e melhorias que farão com que os custos com energia permaneçam elevados por muito tempo.

No final das contas, a escolha entre ir para a energia solar tem benefícios mais práticos além de economizar dinheiro. A escolha se resume a se é ou não do seu interesse a curto prazo investir muito dinheiro em um painel solar.

Quer saber mais sobre como tornar o seu projeto de energia solar possível? Entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

O que são turbinas eólicas e como funcionam?

CompartilharTwittarCompartilharPin As turbinas eólicas são máquinas rotativas que podem ser usadas diretamente para moer ou gerar eletricidade a partir da energia cinética do vento. Fornecem energia limpa e renovável tanto em residências, comunidades, empresas e fábricas.  Ou seja, é a evolução dos clássicos moinhos de vento que são vistos nas […]