Toyota testa carro com teto solar fotovoltaico

Tomaz Filho

Inspirado por novos painéis solares ultrafinos desenvolvidos para satélites, um projeto liderado pela Toyota no Japão está fazendo experiências com o modelo Prius movido a energia solar.

No programa de demonstração financiado pelo governo japonês, os engenheiros da marca instalaram painéis solares fotovoltaicos projetados pela Sharp no capô, teto, janela traseira e spoiler para ver a quantidade de energia que o sol pode gerar.

A eletricidade dos painéis vai diretamente para a bateria de acionamento, para que o Prius possa carregar em movimento ou mesmo estacionado. Em um dia bom, a cobrança pode ser suficiente para até 56 quilômetros (35 milhas) de viagem.

Em 2010, a fabricante vendeu painéis que recarregavam a bateria auxiliar do carro (que alimenta sistemas secundários como o de navegação por satélite e controle de temperatura). 

A diferença aqui é que os novos painéis são muito mais eficientes. São capazes de produzir quase cinco vezes mais potência que o modelo anterior e fornecer mais de sete vezes a quantidade de alcance.

As células solares são superfinas, apenas 0,03 milímetros, tornando-as maleáveis ​​o suficiente para se encaixarem na carroceria de um carro. Os engenheiros precisaram criar um buffer entre o carro e as células para protegê-los, de modo que os módulos reais do painel solar tivessem cerca de um centímetro de espessura.

Outras indústrias estão se aquecendo

A Toyota já tem concorrentes de peso. A Sono Motors, uma startup com sede na Alemanha, desenvolveu o carro solar Sion que deve começar a fabricar no final de 2020. O carro totalmente elétrico de 158 milhas coleta mais 21 milhas de energia de seus painéis solares, armazenando tudo na bateria.

Outro projeto mais experimental, o Lightyear One, promete 450 milhas de alcance de bateria. Os cinco metros quadrados de painéis do carro adicionam até 7,5 milhas por hora à bateria. Os fabricantes afirmam que, no total, ele percorre pouco menos de 500 milhas.

Embora o One seja apenas um protótipo, parece que a luz do sol está lentamente começando a atingir essa área de desenvolvimento de carros elétricos.

Os carros elétricos em geral dificilmente fazem parte do mercado automotivo convencional. Ainda assim, a Toyota espera que o trabalho de hoje leve a descobertas futuras de baterias e ajude a criar um novo mercado de painéis solares.

Painéis solares combinados com redes de mudanças ultrarrápidas podem finalmente ajudar os motoristas a considerar a mudança para um carro elétrico. Mas ainda temos anos pela frente até chegar a esse nível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Vale a pena instalar painéis solares na minha casa?

CompartilharTwittarCompartilharPinHoje, instalar painéis solares em casa é uma forma inteligente de economizar na conta de luz e de promover o uso de energia natural. Se você está pensando em adicionar painéis solares à sua casa, aqui estão algumas coisas que devem ser consideradas na hora de tomar a melhor decisão.  […]