Qual a importância da sustentabilidade?

Tomaz Filho

A palavra sustentabilidade vem do latim sustentare que significa tão somente cuidar, conservar, sustentar. Hoje mais ampla, a sustentabilidade é pauta principal das grandes nações, partindo do princípio das políticas públicas ecologicamente corretas em relação ao desenvolvimento sustentável.

Isso porque tudo indica que nossas reservas naturais estão no limite, já apontam para a escassez e devastação total de alguns ecossistemas e diversidade ambiental. Para alguns existem apenas duas formas de sustentabilidade: a ecológica e a ambiental.

No entanto, para muitos não se resume somente a isso, pois sustentabilidade ecológica trata da proteção e manutenção dos rios, mares, florestas e qualquer outro ecossistema que contenha seres vivos.

A sustentabilidade ambiental é mais ampla ainda e se relaciona ao ambiente em que está inserida, ou seja, social, que inclui política, economia, saúde, educação e empresarial, tudo que tenha relação ao meio ambiente e que busque soluções ecológicas corretas para ele.

O (X) da sustentabilidade

O principal foco da sustentabilidade é especialmente em um mundo moderno que procura reduzir drasticamente as emissões de carbono e descobrir e desenvolver as tecnologias do futuro.

As habilidades da sustentabilidade e a conscientização ambiental são uma prioridade em muitos empregos corporativos, à medida que as empresas buscam aderir às novas legislaçôes.

Portanto, os que estiverem afinados em sustentabilidade irão para muitos campos, mas, mais comumente, planejamento cívico, consultoria ambiental (ambiente natural e construído), agricultura, estratégias corporativas, avaliação e planejamento da saúde, e até mesmo na lei e na tomada de decisões.

Os empregos ness área estão crescendo e, nos próximos anos, os que estiverem mais preparados podem esperar mais e mais opções e oportunidades.

Outros aspectos da sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos assuntos mais debatidos que tenta unir as ciências sociais à engenharia cívica e à ciência ambiental com a tecnologia para desenvolver um futuro com menos impactos ao meio ambiente e com renovação e resgate e até em alguns casos recuperação por meio da ciência de ecossistemas já aniquilados pelo homem.

Quando ouvimos a palavra “sustentabilidade”, tendemos a pensar em fontes renováveis ​​de combustível, reduzindo as emissões de carbono, protegendo os ambientes e uma maneira de manter em equilíbrio os delicados ecossistemas do nosso planeta.

Em suma, a sustentabilidade procura proteger nosso ambiente natural, a saúde humana e ecológica, ao mesmo tempo em que impulsiona a inovação e não compromete nosso modo de vida.

Emprego e sustentabilidade

Devido ao requisito crescente, as pessoas precisam se preparar melhor para essa área que só tem a crescer, pois já chegamos no limite de tudo que poderíamos poluir e degradar em nosso planeta e não adianta mais tentar outras alternativas se essas não passarem pela sustentabilidade.

É necessário ver e se exemplar em países que saíram de uma situação de extrema dificuldade para verdadeiras nações sustentáveis. Temos muito ainda a avançar, citando o Brasil como um país que ainda não possui dedicação necessária para a sustentabilidade.

Poderá sofrer sanções por conta da postura em não progredir nesse aspecto e caminhar para salvaguardar suas reservas naturais e proporcionar políticas públicas que tenham o foco na sustentabilidade.

Curta a nossa página no Facebook para receber outros artigos em seu feed de notícias ou entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Os painéis solares transparentes são a tecnologia do futuro

CompartilharTwittarCompartilharPinEm agosto de 2014 pesquisadores da Michigan State University criaram um concentrador solar totalmente transparente, que podia transformar qualquer janela ou folha de vidro (como a tela do smartphone) em uma célula solar fotovoltaica. Ao contrário de outras células solares “transparentes” , essa é realmente transparente. De acordo com Richard […]