
Você sabia que até um trilhão de sacolas plásticas são usadas no mundo todos os anos? Apenas cerca de 5% são recicladas. Como se não bastasse, os oceanos recebem mais 150 milhões de toneladas de lixo plástico como: canudinhos, garrafas pet, embalagens e outros.
Diante das consequências ao meio ambiente, as pessoas começaram a rejeitar os materiais descartáveis porque desejam viver de forma mais sustentável.
Nesse sentido, as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar o clamor público. Muitas indústrias estão criando meios para reduzir ou eliminar totalmente o problema.
Abaixo, confira o que algumas marcas estão fazendo e se inspire.
Mc Donalds
No verão de 2018, o McDonald’s anunciou que planeja substituir o plástico de 36.000 restaurantes em 122 locais ao redor do mundo por materiais feitos de fontes renováveis, recicladas ou de fontes sustentáveis certificadas.
Em 2025, todos os pontos estarão em conformidade. Atualmente, apenas metade das embalagens dos clientes do McDonald’s vem de fontes renováveis, recicladas ou certificadas e quase dois terços das embalagens à base de fibras vêm de fontes certificadas ou recicladas.
American Airlines
A American Airlines não está apenas banindo canudos e outros artigos de plástico nos voos, mas planejando eliminar o plástico descartável durante as viagens ao redor do mundo.
Isso significa o fim dos canudos servidos com as bebidas, enquanto as garrafas plásticas de água e talheres não serão mais oferecidos e as sacolas reutilizáveis farão as malas para viagem. A empresa espera que essa nova iniciativa elimine 71.000 libras de resíduos plásticos anualmente.
Sodexo
A empresa de serviços de alimentação Sodexo fornece cerca de 13.000 refeições estilo cafeteria e concessões para escolas e locais de trabalho a cada ano.
Ela começou um novo plano de sustentabilidade que elimina 245 milhões de itens descartáveis em suas localidades. Sacos plásticos não estão mais disponíveis e, inclusive, em 2025 planejam se livrar de itens de espuma de poliestireno, como: copos, tampas e recipientes de comida.
Nestlé
A maior empresa de alimentos embalados do mundo eliminou todos os canudos plásticos dos produtos. Como parte do compromisso com a redução do desperdício, também está fazendo a transição das bebidas Nesquik de embalagens de plástico para embalagens de papel.
Outro projeto é aumentar o conteúdo de PET reciclado nas garrafas para 50% nos Estados Unidos. A organização se comprometeu a tornar 100% de todas as embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.
Adidas
Em abril de 2019, a Adidas anunciou que estava criando um par de sapatos 100% reciclável feito com plástico marinho. Ou seja, ele pode ser devolvido e transformado em um novo calçado depois de usado. A previsão é que o lançamento aconteça em 2121, depois de ser totalmente testado.
A marca Activewear já vende uma linha de calçados com materiais reciclados. Enquanto isso, a Allbirds usa plástico à base de cana-de-açúcar, fibras naturais e plásticos reciclados em seus calçados como uma alternativa sustentável.
Supermercados Whole Foods
Os compradores em todo o mundo há muito clamam por alternativas às embalagens de plástico e parece que alguns supermercados estão ouvindo. A rede de supermercados Whole Foods Market trocou sacolas plásticas por papel, promove venda a granel em vez de alimentos embalados e só usa pratos reutilizáveis em áreas de jantar.
Estima-se que o efeito combinado das mudanças de embalagem nas lojas reduza 800.000 libras de plástico por ano. Seguindo o exemplo, a rede de supermercados Waitrose tem quatro lojas com corredores sem embalagem, onde os clientes podem encher seus próprios recipientes reutilizáveis com itens recarregáveis.
Heineken
O plástico penetra em coisas que você nem imagina: como os anéis de plástico usados para segurar embalagens múltiplas de latas de cerveja juntas. Pensando nisso, a Heineken lançará uma alternativa ecológica de papelão em toda a sua gama no Reino Unido, que removerá 517 toneladas de plástico das embalagens até 2021.
A Saltwater Brewery, com sede na Flórida, usa anéis de cerveja feitos de resíduos de trigo e cevada que podem ser consumidos com segurança pela vida marinha, caso acabem no mar.
Você percebeu como as empresas que usam plásticos têm claramente um papel fundamental a desempenhar na mudança da dinâmica sustentável? A indústria de bens de consumo está ciente de que os consumidores estão engajados na preservação do meio ambiente.
Alguns ativistas argumentam que, como as metas de reciclagem tendem a ser voluntárias, uma legislação é necessária para obrigar as empresas a usar plásticos de forma mais sustentável. No entanto, não espere ser uma obrigação. Crie alternativas para minimizar os impactos negativos e ganhe vantagem competitiva agora.
Para acompanhar outros artigos, curta a nossa página no Facebook ou siga-nos no LinkedIn.
