Saiba como as empresas estão reduzindo o uso de plástico

Tomaz Filho

Você sabia que até um trilhão de sacolas plásticas são usadas no mundo todos os anos? Apenas cerca de 5% são recicladas. Como se não bastasse, os oceanos recebem mais 150 milhões de toneladas de lixo plástico como: canudinhos, garrafas pet, embalagens e outros.

Diante das consequências ao meio ambiente, as pessoas começaram a rejeitar os materiais descartáveis porque desejam viver de forma mais sustentável.

Nesse sentido, as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar o clamor público. Muitas indústrias estão criando meios para reduzir ou eliminar totalmente o problema.

Abaixo, confira o que algumas marcas estão fazendo e se inspire.

Mc Donalds

No verão de 2018, o McDonald’s anunciou que planeja substituir o plástico de 36.000 restaurantes em 122 locais ao redor do mundo por materiais feitos de fontes renováveis, recicladas ou de fontes sustentáveis ​​certificadas. 

Em 2025, todos os pontos estarão em conformidade. Atualmente, apenas metade das embalagens dos clientes do McDonald’s vem de fontes renováveis, recicladas ou certificadas e quase dois terços das embalagens à base de fibras vêm de fontes certificadas ou recicladas. 

American Airlines 

A American Airlines não está apenas banindo canudos e outros artigos de plástico nos voos, mas planejando eliminar o plástico descartável durante as viagens ao redor do mundo. 

Isso significa o fim dos canudos servidos com as bebidas, enquanto as garrafas plásticas de água e talheres não serão mais oferecidos e as sacolas reutilizáveis ​​farão as malas para viagem. A empresa espera que essa nova iniciativa elimine 71.000 libras de resíduos plásticos anualmente.

Sodexo

A empresa de serviços de alimentação Sodexo fornece cerca de 13.000 refeições estilo cafeteria e concessões para escolas e locais de trabalho a cada ano.

Ela começou um novo plano de sustentabilidade que elimina 245 milhões de itens descartáveis ​​em suas localidades. Sacos plásticos não estão mais disponíveis e, inclusive, em 2025 planejam se livrar de itens de espuma de poliestireno, como: copos, tampas e recipientes de comida. 

Nestlé

A maior empresa de alimentos embalados do mundo eliminou todos os canudos plásticos dos produtos. Como parte do compromisso com a redução do desperdício, também está fazendo a transição das bebidas Nesquik de embalagens de plástico para embalagens de papel.

Outro projeto é aumentar o conteúdo de PET reciclado nas garrafas para 50% nos Estados Unidos. A organização se comprometeu a tornar 100% de todas as embalagens recicláveis ​​ou reutilizáveis até 2025.

Adidas

Em abril de 2019, a Adidas anunciou que estava criando um par de sapatos 100% reciclável feito com plástico marinho. Ou seja, ele pode ser devolvido e transformado em um novo calçado depois de usado. A previsão é que o lançamento aconteça em 2121, depois de ser totalmente testado.

A marca Activewear já vende uma linha de calçados com materiais reciclados. Enquanto isso, a Allbirds usa plástico à base de cana-de-açúcar, fibras naturais e plásticos reciclados em seus calçados como uma alternativa sustentável.

Supermercados Whole Foods

Os compradores em todo o mundo há muito clamam por alternativas às embalagens de plástico e parece que alguns supermercados estão ouvindo. A rede de supermercados Whole Foods Market trocou sacolas plásticas por papel, promove venda a granel em vez de alimentos embalados e só usa pratos reutilizáveis ​​em áreas de jantar.

Estima-se que o efeito combinado das mudanças de embalagem nas lojas reduza 800.000 libras de plástico por ano. Seguindo o exemplo, a rede de supermercados Waitrose tem quatro lojas com corredores sem embalagem, onde os clientes podem encher seus próprios recipientes reutilizáveis ​​com itens recarregáveis.

Heineken 

O plástico penetra em coisas que você nem imagina: como os anéis de plástico usados ​​para segurar embalagens múltiplas de latas de cerveja juntas. Pensando nisso, a Heineken lançará uma alternativa ecológica de papelão em toda a sua gama no Reino Unido, que removerá 517 toneladas de plástico das embalagens até 2021. 

A Saltwater Brewery, com sede na Flórida, usa anéis de cerveja feitos de resíduos de trigo e cevada que podem ser consumidos com segurança pela vida marinha, caso acabem no mar.

Você percebeu como as empresas que usam plásticos têm claramente um papel fundamental a desempenhar na mudança da dinâmica sustentável? A indústria de bens de consumo está ciente de que os consumidores estão engajados na preservação do meio ambiente.

Alguns ativistas argumentam que, como as metas de reciclagem tendem a ser voluntárias, uma legislação é necessária para obrigar as empresas a usar plásticos de forma mais sustentável. No entanto, não espere ser uma obrigação. Crie alternativas para minimizar os impactos negativos e ganhe vantagem competitiva agora.

Para acompanhar outros artigos, curta a nossa página no Facebook ou siga-nos no LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Conheça 5 tendências no setor de energia renovável

CompartilharTwittarCompartilharPinA energia renovável é cada vez mais reconhecida não apenas como uma fonte de energia alternativa aos combustíveis fósseis, mas a escolha ideal, econômica e ecologicamente correta. Neste artigo, conheça algumas inovações que estão em evidência no que diz respeito à energia limpa. 1. Baterias de armazenamento de energia O […]