Pesquisadores criam painéis solares para janelas de edifício

Tomaz Filho

Você já imaginou obter energia da janela do seu escritório? Uma equipe da Universidade de Michigan usou um projeto orgânico baseado em carbono para transformar a luz solar em eletricidade na janela de um edifício.

Os pesquisadores alcançaram 8,1% de eficiência e 43,3% de transparência. Embora as células tenham uma leve tonalidade verde, se parecem muito mais com o cinza dos óculos de sol e das janelas dos automóveis.

A invenção abre caminho para que janelas de prédios e arranha-céus sirvam como fontes de energia.

Como funcionam os painéis solares para janelas de edifício

Os desenvolvedores tiveram que equilibrar várias compensações para fornecer boa absorção de luz solar, alta tensão, alta corrente, baixa resistência e, ao mesmo tempo,  transparência de cor neutra.

Os edifícios com fachadas de vidro normalmente têm um revestimento que reflete e absorve parte da luz, tanto na parte visível quanto no infravermelho do espectro, para reduzir o brilho e o aquecimento no interior do edifício. 

As células solares usadas na pesquisa teve 43,3 por cento de transparência, que é semelhante à transparência das janelas usadas em arranha-céus e vidros coloridos de carros.

Elas também podem ser colocadas entre as vidraças das janelas de vidro duplo, de forma a aumentar a eficiência. No entanto, vai depender da latitude do edifício e do ângulo em que os raios do sol incidem sobre a janela.

As janelas são o local perfeito para células solares orgânicas porque oferecem algo que o silício não pode, que é uma combinação de eficiência e transparência muito altas.

Os painéis solares transparentes usam a energia do sol para suprir uma parte das necessidades de eletricidade do prédio. O novo material é uma combinação de moléculas orgânicas projetadas para serem transparentes no visível e absorventes no infravermelho próximo.

Os pesquisadores desenvolveram revestimentos ópticos para aumentar tanto a potência gerada pela luz infravermelha quanto a transparência na faixa visível: duas qualidades que normalmente competem entre si.

As células solares orgânicas transparentes também podem ser customizadas para latitudes locais, aproveitando o fato de serem mais eficientes quando os raios do sol as atingem em um ângulo perpendicular. Uma opção é colocá-las entre os painéis das janelas de vidros duplos.

A equipe está trabalhando em várias melhorias para a tecnologia. O objetivo é alcançar uma eficiência de utilização leve de 7% e estender a vida útil da célula para cerca de 10 anos. 

Gostou de conhecer painéis solares para janelas de edifício? Nós temos a solução que você precisa para tirar o seu projeto de energia solar da gaveta. Entre em contato agora mesmo para saber como ter acesso ao crédito verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

A energia solar cresce no Brasil mesmo com a pandemia

CompartilharTwittarCompartilharPinA energia solar continua crescendo no Brasil durante a pandemia da COVID-19 e tem tudo para contribuir na recuperação econômica após a crise de saúde. A opinião é de Bárbara Rubim, vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), responsável pela geração distribuída. Segundo ela, o ritmo de crescimento […]