O impacto da energia verde na economia

Tomaz Filho

Quando Donald Trump foi eleito prometeu reanimar a indústria de carvão dos Estados Unidos que estava em declínio aparentemente terminal devido às regulamentações rigorosas sobre combustíveis fósseis adotadas por Barack Obama. 

Mas à medida que novos dados mostram que a geração de energia a partir do mineral caiu e as energias renováveis ​​começam a ultrapassar a produção de carvão. Na última década, mais de 50 empresas do setor de carvão faliram e mais de 100 gigawatts (GW) da capacidade desse mercado se aposentaram ou anunciaram planos de se aposentar.

Isso porque a queda nos preços do gás natural e o aumento nas energias renováveis causaram um impacto devastador no futuro dos combustíveis fósseis. O primeiro ponto é que há um grande número de pessoas em empregos de energia renovável em todo o mundo. São quase 10 milhões, de acordo com um estudo da IRENA — International Renewable Energy Agency disponível para download aqui

Pouco mais de 3 milhões trabalham com energia solar. A grande energia hidrelétrica emprega cerca de 1,5 milhão de colaboradores e 1,2 milhão trabalham com energia eólica. A energia avançada (solar, eólica, eficiência energética e armazenamento de energia) contribuiu com US $ 1,4 trilhão para a economia global em 2016. 

Reduzir o uso de carvão e eventualmente eliminá-lo economizaria centenas de bilhões de dólares por ano em vários custos sociais. Os impactos encontrados são:

  • danos devido às mudanças climáticas;
  • à saúde pública por emissões de NOx, SO2, PM2,5 e mercúrio;
  • mortes devido a acidentes ferroviários durante o transporte de carvão;
  • a carga de saúde pública associada à mineração de carvão;
  • subsídios governamentais;
  • valor perdido de terras de minas abandonadas.

Além de ser uma grande oportunidade de emprego em todo o mundo, conheça outros benefícios econômicos da energia solar

Melhoria na saúde pública

A poluição do ar e da água emitida por combustíveis fósseis é a causa de muitos problemas de saúde. A produção de energia limpa e verde não tem nenhum desses problemas. Solar e outras fontes de energia limpa geram eletricidade sem emissões de poluição do ar associadas.

Economia de energia

Depois que os painéis solares são instalados, a fonte de energia verde fornecida é muito mais barata do que as de combustível fóssil. A redução de despesas indiretas com a redução das contas de serviços públicos naturalmente significa um aumento no lucro líquido das empresas. Isso permite que mais dinheiro seja alocado para melhores usos.

Créditos de energia

Com um sistema bem projetado, os painéis solares produzem regularmente mais eletricidade do que é consumida normalmente. O excesso é alimentado diretamente na rede principal e a concessionária credita totalmente essa eletricidade para consumo futuro. Quando você consome eletricidade à noite e em dias nublados, está utilizando os créditos economizados. 

Independência de fornecedores

Quando os painéis solares são instalados, você não fica mais dependente dos fornecedores comerciais com constantes aumentos de preços. Os sistemas solares duram muitas décadas, são extremamente confiáveis, virtualmente livres de manutenção e agregam valor à casa ou empresa. 

Descontos e incentivos fiscais

Existem incentivos para qualquer pessoa que instale um sistema de energia solar. O convênio CONFAZ 101/97 permite redução de ICMS para módulos e células fotovoltaicas, desde que haja alíquota 0% de IPI ou isenção para esses produtos. Isso vale tanto para os nacionais como os importados.

O Convênio CONFAZ 16/2015 é voltado para a concessão pelos Estados de incentivos de ICMS para micro/minigeração. Inclui consumidores residenciais, industriais e comerciais. As reduções tributárias valem até 22/1/2022 ou por 12 a 16 anos anos a partir da data de aprovação do projeto

O futuro é verde

Mais de 100 países estabeleceram metas de energia renovável. A União Europeia, em particular, definiu uma meta ambiciosa de adquirir 20% de suas necessidades de energia de fontes renováveis ​​até 2020.

Os Estados Unidos, apesar do apoio de Trump às indústrias de carvão, também estão focados na transformação de uma economia baseada em energia limpa, até porque a realidade das mudanças climáticas globais se aproximam rapidamente.

Investir em energia limpa também pode ter um impacto enorme nas despesas do governo. Por exemplo, a Alemanha é um grande importador líquido de energia.

De acordo com as estimativas, o país poderia estar usando apenas energia renovável até 2050, o que poderia ajudá-lo a economizar bilhões de dólares, pois não precisaria importar energia.

Por muitos anos, os ambientalistas defendem adoção de energia verde como um substituto para os recursos tradicionais de energia. É bom para você, para a preservação do meio ambiente, para a qualidade de vida da população, para a sua saúde financeira. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

A consciência ambiental cria excelentes oportunidades

CompartilharTwittarCompartilharPinEcoinovação é uma palavra que vem ganhando espaço no meio empresarial nos últimos anos. É sobre qualquer esforço de uma empresa para se tornar sustentável e verde. Começar um programa de consciência ambiental não é tão complexo. Pode ser desde a criação de produtos verdes, encorajar os colaboradores a compartilhar […]