O impacto da COVID-19 nas mudanças climáticas e o que podemos fazer

Tomaz Filho

A pandemia do novo coronavírus está causando uma crise de saúde global e forçando as economias a desacelerar devido às rígidas medidas de quarentena.

No entanto, o surto também afetou o meio ambiente de uma forma intrigante. À medida que o vírus se espalha em diferentes partes do mundo, as consequências vão além da escassez de desinfetante para as mãos e dos protocolos de distanciamento social.

Como a COVID impacta o meio ambiente

As emissões de CO2 e a mobilidade humana foram reduzidas, o que melhora a qualidade do ar e incentiva os animais selvagens a sair e explorar as cidades. Mas quão sustentável é este efeito positivo a longo prazo?

Os cientistas confirmaram que a qualidade do ar em certas regiões melhorou nas últimas semanas. À medida que as indústrias, a aviação e outros meios de transporte reduzem a frequência, a poluição do ar é diminuída em países gravemente afetados pelo vírus, como China, Itália e Espanha.

A baixa no deslocamento devido ao crescente estilo home office também desempenhou seu papel na redução das emissões de carbono.

A adaptação é um aprendizado

A longo prazo, a pandemia COVID-19 oferecerá lições e oportunidades que levem à ação ambiental. Por exemplo, teremos uma nova linha de base do que pode ser alcançado digitalmente: trabalho remoto, educação, compras e muito mais.

Além disso, à medida que governos, instituições privadas e até mesmo mídias sociais tenham sucesso em parcerias, possivelmente nos sentiremos mais capazes de enfrentar outras questões urgentes, como as mudanças climáticas.

Nossa resposta a essa crise de saúde definirá como lidaremos com a crise climática nas próximas décadas. Tempos de mudança podem levar à introdução de hábitos sustentáveis ​​e duradouros.

Graças ao surto, alguns hábitos que são benéficos para o meio ambiente podem perdurar, pois as pessoas terão passado pela escassez. Por exemplo, a redução de viagens, consumo pessoal e desperdício de alimentos.

Essa crise de saúde pública pode servir de ponto de inflexão para outra já conhecida que, embora seja percebida como lenta, tem potencial para impactar significativamente a humanidade.

Temos que lembrar que a ameaça do COVID-19 é temporária , entretanto, secas, inundações e tempestades extremas ligadas às alterações climáticas perdurarão durante anos e exigirão ações constantes.

É seguro dizer que ninguém queria que as emissões de carbono fossem reduzidas dessa forma. A COVID-19 tem um custo sombrio para nossas vidas, sistemas de saúde e saúde mental de pessoas em todo o mundo.

No entanto, também mostrou que as comunidades podem fazer a diferença quando cuidam umas das outras, e isso é um aprendizado inestimável para enfrentamos as mudanças climáticas.

O que podemos fazer para reduzir as mudanças climáticas

Faça o seu deslocamento diário

Milhões de pessoas dirigem para o trabalho todos os dias. É simplesmente inevitável em nossa sociedade moderna. No entanto, a desvantagem é que os carros emitem gases de efeito estufa que destroem a atmosfera.

Para começar, usar o transporte público é uma ótima maneira de reduzir as emissões. Dirigir sua bicicleta para ir ao escritório também é extremamente útil para o meio ambiente e um ótimo recurso para fazer exercícios.Seja mais conservador com o uso de energia

Seja ativo e vote consciente

Uma das melhores maneiras de melhorar a mudança climática é ajudar aqueles que lutarão contra ela. Isso significa votar em legislações e políticos que ajudem contra os efeitos prejudiciais ao meio ambiente.

Muitas empresas têm políticos na folha de pagamento e os usam para fazer lobby contra a legislação que exigiria mais regulamentações contra eles. Votar nas pessoas certas nos permite lutar contra essas corporações que são as principais culpadas pelas mudanças climáticas.

Recicle

As fábricas emitem um grande número de gases de efeito estufa por ano. É inevitável na produção de bens que usamos regularmente. Porém, uma alternativa mais limpa seria investir na reciclagem.

A reciclagem é um processo econômico e ecológico que elimina o desperdício e não emite gases de efeito estufa no meio ambiente. Certifique-se de recolher o papel, vidro, plástico e eletrônicos descartados no centro de reciclagem local.

Eduque a si mesmo e aos outros

A importância de educar outras pessoas sobre as mudanças climáticas não pode ser exagerada em nossa sociedade moderna. Existem muitas plataformas que nos permitem espalhar a mensagem facilmente.

Quer você use o boca a boca ou a mídia social, sempre há maneiras de informar sobre o que a mudança climática está causando no planeta. Você pode ajudar a proteger o planeta dessa forma.

Incentivar o uso de energias renováveis

Concentrar seus esforços para espalhar a consciência sobre energia renovável é um bom jeito de criar impacto positivo na comunidade. Ao informar outras pessoas sobre como a energia renovável é melhor do que a utilização de combustíveis fósseis, você convencerá outras pessoas a investirem na ideia.

Mude para energia 100% verde

Ainda não mudou para um fornecedor de energia verde? Então agora é a hora! Em todo o mundo, o uso de energia representa de longe a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa causadas pela atividade humana.

Cerca de dois terços das emissões globais de gases de efeito estufa estão ligados à queima de combustíveis fósseis para energia a ser usada para aquecimento, eletricidade, transporte e indústria.

Mudar para energias renováveis ​​tem vários impactos positivos: você apoia a eliminação progressiva do carvão, faz a sua parte para acelerar a mudança para fontes renováveis, reduz diretamente as emissões de CO2 e, ao mesmo tempo, economiza dinheiro.

Nós temos a solução de energia solar fotovoltaica ou eólica que você precisa. Entre em contato agora mesmo para saber como ter acesso ao crédito verde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Como a inteligência emocional pode ajudar você a lidar com a pandemia de Covid-19

CompartilharTwittarCompartilharPinNão há nada de errado com a maneira como você se sente. É tudo uma questão de gerenciar os sentimentos. Nesse novo momento onde o mundo da Covid-19 afeta as pessoas, todos lidamos com emoções intensas e níveis enormes de ansiedade.  Essas emoções não são totalmente ruins. Elas podem realmente […]