Fique por dentro dos principais problemas ambientais do mundo

Tomaz Filho

Com um fluxo constante de desastres naturais, períodos de aquecimento e resfriamento, diferentes tipos de padrões climáticos e muito mais, é sempre bom estar atualizado com os problemas ambientais que o nosso planeta enfrenta.

O aquecimento global se tornou um fato questionável sobre a atitude humana. Isso porque o planeta está esquentando e nós definitivamente somos responsáveis por isso. No entanto, essa não é a única pedra no sapato.

Estamos à beira de uma grave crise ambiental. A menos que abordemos as várias questões com prudência e seriedade, certamente estaremos condenados ao desastre. 

1. Poluição

Existem 7 tipos principais de poluição: ar, água, solo, ruído, radioatividade, luz e térmica. São as principais causas que afetam o meio ambiente de muitas maneiras. Todas estão interligados e influenciam umas às outras. Portanto, é importante enfrentá-las juntas. 

A poluição do ar, da água e do solo requer milhões de anos para se recuperar. A indústria e o escapamento de veículos automotores são os poluentes número um. Metais pesados, nitratos e plásticos são toxinas responsáveis ​​pela poluição. 

Enquanto a poluição da água é causada por derramamento de óleo , chuva ácida, escoamento urbano, a poluição do ar é causada por vários gases e toxinas liberados por indústrias e fábricas e pela combustão de combustíveis fósseis; a poluição do solo é causada principalmente por resíduos industriais que priva o solo de nutrientes essenciais.

2. Degradação do solo

A segurança alimentar depende de boas condições do solo para produzir colheitas. De acordo com estimativas da ONU, cerca de 12 milhões de hectares de terras agrícolas por ano ficam gravemente degradadas.

Os solos são danificados por vários motivos: erosão, sobrepastoreio, superexposição a poluentes, plantio de monocultura, compactação do solo, conversão do uso da terra e muito mais.

Hoje em dia, existe uma ampla gama de técnicas de conservação e restauração do solo, desde o plantio direto até a rotação de culturas e a retenção de água por meio da construção de terraços.

3. Superpopulação

A população do planeta está atingindo níveis insustentáveis, pois enfrenta a escassez de recursos como água, combustível e alimentos. A explosão populacional em países menos desenvolvidos e em desenvolvimento está esgotando os recursos que já são poucos. 

A agricultura intensiva, praticada para a produção de alimentos, prejudica o meio ambiente com o uso de fertilizantes químicos, pesticidas e inseticidas. A superpopulação também é um dos problemas ambientais cruciais da atualidade.

4. Esgotamento de recursos naturais

Outro problema ambiental atual é o esgotamento dos recursos naturais. Nós usamos tantos que seriam necessários quase 1,5 da Terra para cobrir todas as necessidades.

No futuro, isso aumentará ainda mais devido à industrialização maciça em países asiáticos como Índia e China. O aumento do uso de recursos naturais leva a uma série de outros problemas, como: industrialização, crescimento populacional desenfreado e poluição do ar.

Se nada for feito, o esgotamento dos recursos levará a uma crise de energia. Ao mesmo tempo, os produtos químicos emitidos contribuem para as mudanças climáticas. 

Além de tudo, o consumo de combustíveis fósseis resulta na emissão de gases de efeito estufa, os principais responsáveis ​​pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas. 

Globalmente, as pessoas estão fazendo esforços para mudar para fontes renováveis ​​de energia, como solar, eólica, biogás e geotérmica. A vantagem é que o custo de instalação da infraestrutura e manutenção dessas fontes caiu nos últimos anos.

5. Geração de resíduos não sustentáveis

A enorme produção de resíduos devido ao hiperconsumo também é uma grande ameaça ao meio ambiente. De acordo com um estudo, uma pessoa produz em média  4,3 libras de lixo por dia e os EUA sozinhos respondem por 220 milhões de toneladas por ano. 

O hiperconsumo resulta em lixo não biodegradável na forma de embalagens plásticas, lixo eletrônico tóxico e produtos químicos prejudiciais que contaminam nossos cursos de água.

Quando tudo isso vai para aterros sanitários, gera enormes quantidades de metano, que é considerado um dos piores gases do efeito estufa devido ao alto potencial de aquecimento global. O metano cria graves riscos de explosão.

6. Eliminação de resíduos

O consumo excessivo de recursos e a criação de plásticos estão criando uma crise global de eliminação de resíduos. Os países desenvolvidos são notórios por produzir uma quantidade excessiva de lixo ou lixo e despejar seus resíduos nos oceanos e nos países menos desenvolvidos.

O descarte de lixo nuclear tem enormes riscos à saúde associados a ele. Plástico, fast food, embalagens e resíduos eletrônicos baratos ameaçam o bem-estar das pessoas. A disposição de resíduos é, portanto, um dos problemas ambientais urgentes da atualidade .

7. Desmatamento

Nossas florestas são sumidouros naturais de dióxido de carbono e produzem oxigênio fresco, além de ajudar na regulação da temperatura e das chuvas. O desmatamento significa simplesmente limpar a cobertura verde e tornar essa terra disponível para fins residenciais, industriais ou comerciais.

8. Calotas polares

A questão do derretimento das calotas polares é controversa. Embora os estudos da NASA tenham mostrado que a quantidade de gelo na Antártica está aumentando, esse aumento é apenas um terço do que está sendo perdido no Ártico.

Há evidências suficientes de que os níveis do mar estão subindo, e o derretimento das calotas polares do Ártico é um dos principais contribuintes. Com o tempo, isso pode levar a inundações extensas, contaminação da água potável e grandes mudanças nos ecossistemas.

9. Depleção da camada de ozônio

A camada de ozônio é uma camada invisível de proteção ao redor do planeta que nos protege dos raios nocivos do sol. O esgotamento da crucial camada de ozônio da atmosfera é atribuído à poluição causada por cloro e brometo encontrados nos carbonos cloro-fluoro (CFCs). Uma vez que esses gases tóxicos atingem a alta atmosfera, criam um buraco na camada de ozônio, o maior dos quais está acima da Antártica.

10. Poluição da Água

A água está se tornando uma questão econômica e política à medida que a população humana luta por esse recurso. Uma das opções sugeridas é usar o processo de dessalinização. O desenvolvimento industrial está enchendo nossos rios, mares e oceanos com poluentes tóxicos, que são uma grande ameaça à saúde humana.

Se os humanos continuarem avançando de forma tão prejudicial em direção ao futuro, não haverá futuro a ser considerado. Ao aumentar a conscientização na comunidade local, na sua família e empresa, é possível ajudar a contribuir para um lugar mais ecologicamente correto. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

O que é e para que serve um painel solar portátil?

CompartilharTwittarCompartilharPinEstá cansado de acampar com um gerador barulhento e consumidor de gás? Então, os painel solar portátil é a solução certa para você. Com ele, é possível gerar energia solar e fornecer energia limpa sempre que estiver em trânsito. Neste post, entenda para que serve o painel solar portátil, quais […]