Entenda a importância da responsabilidade social corporativa

Tomaz Filho

Os programas de responsabilidade social corporativa surgiram do entendimento que as empresas funcionam como parte da sociedade. Ou seja, o sucesso de cada uma afeta profundamente a outra. 

Empresas com propósitos e ações bem definidos melhoram a reputação da marca, atraem mais clientes, candidatos a empregos e aumentam o envolvimento dos colaboradores de modo geral. 

Continue a leitura para conhecer o significado e a importância da responsabilidade social corporativa.

O que é responsabilidade social corporativa?

O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável define responsabilidade social corporativa como “o compromisso contínuo das empresas em contribuir para o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida da força de trabalho e de suas famílias, bem como da comunidade e da sociedade em geral”.

Em tese, vai além dos lucros e, em vez disso, enfoca como os negócios podem beneficiar as pessoas. Alguns dos exemplos mais conhecidos de empresas que adotam essa prática são: Apple, Google e The Walt Disney Company. 

Por que a Responsabilidade social corporativa é importante?

A importância da responsabilidade social corporativa aumentou nos últimos anos, principalmente devido à crescente influência da geração do milênio. Para essas pessoas, a fidelidade à marca pertence a empresas que oferecem soluções viáveis ​​para problemas sociais específicos.

Sendo assim, grande parte dos millennials esperam que elas se esforcem mais e façam coisas grandes com seus programas de responsabilidade social corporativa.

Eles procuram organizações para trabalhar e patrocinar que façam contribuições genuínas para causas sociais e de caridade. Essa mudança de valores faz uma diferença real nas finanças de um negócio.

Além disso, quem tem uma boa reputação com base nas ações de RS conquista o apoio visivelmente mais forte das partes interessadas. Isso porque os clientes compram mais, recomendam a marca, dizem algo positivo nas redes sociais e se tornam fiéis. 

Por onde começar?

Além de praticar o bem, a sua empresa precisa ser vista como uma instituição que faz o bem e sempre será desafiada a fazer o melhor. Confira estas dicas.

Entenda

Determine o que a responsabilidade social significa para sua empresa e como ela se relaciona com a missão e o propósito. Desenvolva uma estratégia focada nisso desde o início, bem como mecanismos para lidar com situações potenciais.

Avalie

Observe o que sua organização já está fazendo em termos de atividades de responsabilidade social. Por exemplo, você já pode cumprir as regulamentações ambientais, se envolver em causas filantrópicas ou implantar iniciativas verdes que reduzem o desperdício.

Pesquise

Descubra quais questões de RS são mais significativas para o seu negócio. Comece referenciando listas online para questões relevantes em seu setor. Consulte os relatórios de sustentabilidade de empresas maiores para saber quais problemas estão enfrentando. 

Priorize

Identifique quais questões são mais importantes para seus clientes e partes interessadas e lide com elas primeiro. Envolver a equipe e os clientes é uma ótima maneira de começar e obter suporte.

Integre

As suas ações devem se tornar parte da estratégia geral de negócios. Não pense nisso como ossos do ofício, mas como uma cultura no seu modo de fazer a diferença no mundo. 

Identifique oportunidades

Ter fortes credenciais de RS pode abrir novos caminhos, como entrar em mercados diferentes, desenvolver produtos de nicho e estabelecer parcerias estratégicas.

Comunique-se

A eficácia na comunicação da estratégia garante a propagação da sua responsabilidade social para diversos tipos de público por meio dos canais online e offline. Portanto, marque presença em diversas plataformas.

Gostou de saber mais sobre responsabilidade social corporativa? O que você faz ou pretende fazer para contribuir com a qualidade de vida das pessoas ou do meio ambiente? Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

O impacto da energia verde na economia

CompartilharTwittarCompartilharPinQuando Donald Trump foi eleito prometeu reanimar a indústria de carvão dos Estados Unidos que estava em declínio aparentemente terminal devido às regulamentações rigorosas sobre combustíveis fósseis adotadas por Barack Obama.  Mas à medida que novos dados mostram que a geração de energia a partir do mineral caiu e as […]