Entenda o que é energia renovável

Tomaz Filho

Em qualquer debate acerca da mudança climática, a energia renovável geralmente encabeça a lista de transformações que o mundo pode implementar para evitar os piores efeitos do aumento das temperaturas.

Isso porque as fontes de eletricidade natural não emitem dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global .

Além do mais, o setor em crescimento cria empregos , torna as redes elétricas mais resilientes, expande o acesso à energia nos países em desenvolvimento e ajuda a reduzir as contas de energia. Todos esses fatores contribuem para um renascimento desse recurso nos últimos anos.

Neste artigo, vamos abordar o conceito de energia renovável, mostrar os tipos e apontar as principais vantagens de investir em energia limpa. Continue a leitura!

Entenda o que é energia renovável

É a energia produzida a partir de recursos da natureza, como: vento, água e luz do sol. Também é conhecida por “energia limpa” ou “energia verde”. Embora seja frequentemente considerada uma nova tecnologia, o aproveitamento da energia natural é usado para aquecimento, transporte e iluminação há muito tempo.

O vento impulsionou barcos para navegar pelos mares e moinhos de vento para moer grãos. O sol aqueceu durante o dia e ajudou a acender o fogo até a noite. Mas nos últimos 500 anos ou mais, os humanos se interessaram por fontes de energia mais baratas e poluentes, como carvão e gás fraturado.

Conheça os tipos de energia renovável:

energia eólica: a energia obtida do vento;
energia solar: a energia obtida do sol. As principais tecnologias aqui são a solar fotovoltaica (usando a luz do sol) e a solar térmica (usando o calor do sol);
energia hidráulica ou hidrelétrica: obtida de rios e outras correntes de água doce;
biomassa e biogás: extraída de matéria orgânica;
energia geotérmica: energia térmica de dentro da Terra;
energia das marés: energia obtida nas marés;
energia das ondas: energia obtida das ondas do oceano;
bioetanol: combustível orgânico adequado para veículos e obtido a partir da fermentação da vegetação;
biodiesel: combustível orgânico para veículos, entre outras aplicações, obtido a partir de óleos vegetais.

Saiba quais as vantagens de investir em energia limpa

As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-as a solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.

Em comparação com as fontes de energia convencionais, como carvão, gás, petróleo e nuclear estão tão disponíveis quanto o sol de onde se originam e se adaptam aos ciclos naturais. Isso os torna um elemento essencial em um sistema de energia sustentável que permite o desenvolvimento sem arriscar o bem-estar das gerações futuras.

A natureza indígena das fontes limpas dá uma vantagem às economias locais e mais sentido ao termo “independência energética”. A dependência da importação de combustíveis fósseis resulta na subordinação aos objetivos econômicos e políticos de curto prazo do país fornecedor, o que pode comprometer a segurança do fornecimento de energia.

Em todo o mundo existe um recurso renovável — seja vento, sol, água ou matéria orgânica — disponível para a produção de energia de forma sustentável.

As principais tecnologias renováveis estão reduzindo drasticamente os custos, tornando-se totalmente competitivas com as fontes convencionais em um número crescente de localidades.

Economias de escala e inovação já estão fazendo com que as energias renováveis se tornem a solução mais sustentável, não só ambientalmente, mas também economicamente, para abastecer o mundo.

As decisões adotadas na COP21 destacaram firmemente as energias renováveis. A comunidade internacional entendeu sua obrigação de firmar a transição para uma economia de baixo carbono para garantir um futuro sustentável para o planeta.

O consenso internacional a favor da “descarbonização” da economia constitui um marco muito favorável para a promoção de tecnologias de energia limpa.

Agora que temos maneiras inovadoras e menos caras de capturar e reter a energia eólica e solar, as energias renováveis estão se tornando uma fonte mais importante.

A expansão também está acontecendo em escalas grandes e pequenas, de painéis solares em telhados de casas que podem vender energia de volta para a rede a parques eólicos gigantes. Você está preparado para essa transformação? Pense nisso!

Para receber outros artigos como este, curta a nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Edifícios sustentáveis são a nova tendência

CompartilharTwittarCompartilharPinNo mundo, os edifícios são responsáveis ​​por aproximadamente 40% do consumo anual mundial de energia. A maior parte dessa energia é para o fornecimento de iluminação, aquecimento, resfriamento e ar condicionado. O aumento da conscientização sobre o impacto ambiental das emissões de CO2(Dióxido de carbono) e NOx (Dióxido de Ozoto) […]