Conheça os principais aspectos da liderança

Tomaz Filho

A palavra “liderança” pode trazer à mente uma variedade de imagens. Por exemplo:

  • Um líder político perseguindo uma causa pessoal e apaixonada.
  • Um explorador abrindo caminho pela selva para o resto do seu grupo seguir.
  • Uma executiva desenvolvendo a estratégia da empresa para vencer a concorrência.

Os líderes ajudam a si mesmos e aos outros a fazer as coisas certas. Eles definem a direção, constroem uma visão inspiradora e criam algo novo. Liderança é mapear onde você precisa ir para “vencer” como equipe ou organização. É dinâmico, emocionante e inspirador.

No entanto, embora os líderes definam a direção, eles também devem usar as habilidades de gerenciamento para guiar seu pessoal ao destino certo, de maneira suave e eficiente.

Neste artigo, vamos nos concentrar no processo de liderança. Em particular, discutiremos o modelo de “liderança transformacional”. Esse modelo destaca o pensamento visionário e a realização de mudanças, em vez de processos de gestão concebidos para manter e melhorar continuamente o desempenho atual.

Observação:

Liderança significa coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo, além de coisas diferentes em situações diferentes. Por exemplo, pode estar relacionada à liderança da comunidade, ser de natureza religiosa, política e liderança de grupos de campanha.

“Liderança é a arte de fazer com que outra pessoa faça algo que você deseja, porque ela o deseja”.

Dwight D. Eisenhower – 34º Presidente dos Estados Unidos da América

Liderança: uma definição

De acordo com a ideia de liderança transformacional, um líder eficaz é uma pessoa que faz o seguinte:

  • Cria uma visão inspiradora do futuro.
  • Motiva e inspira as pessoas a se envolverem com essa forma de pensar e agir.
  • Gerencia a entrega da ação.
  • Treina e forma uma equipe, para que ela seja mais eficaz na concretização da ação.

A liderança reúne as habilidades necessárias para fazer essas coisas.

Veremos cada elemento com mais detalhes.

1. Criar uma visão inspiradora do futuro

Nos negócios, uma visão é uma representação realista, convincente e atraente de onde você deseja estar no futuro. A visão fornece direção, define prioridades e fornece um marcador para que você possa dizer que alcançou o que queria.

Para criar uma ação, os líderes se concentram nos pontos fortes de uma organização. Eles pensam sobre como seu setor provavelmente evoluirá e como seus concorrentes provavelmente se comportarão. Eles veem como podem inovar com sucesso e moldar seus negócios e estratégias para ter sucesso em mercados futuros.

E eles testam suas visões com pesquisa de mercado apropriada e avaliando os principais riscos usando técnicas como Análise de Cenário. Portanto, a liderança é proativa: resolver problemas, olhar para frente e não ficar satisfeito com as coisas como elas são.

Depois de desenvolver suas visões e percepções, os líderes devem torná-las atraentes e convincentes. Uma visão atraente é aquele que as pessoas podem ver, sentir, compreender e abraçar . Líderes eficazes fornecem uma imagem rica de como será o futuro quando suas visões forem concretizadas. Eles contam histórias inspiradoras , e explicar suas visões de maneiras que todos possam se identificar.

Aqui, a liderança combina o lado analítico da criação da visão com a paixão dos valores compartilhados, criando algo que é realmente significativo para as pessoas que estão sendo lideradas.

2. Motivar e inspirar pessoas

Uma performance atraente fornece a base para a liderança. Mas é a capacidade dos líderes de motivar e inspirar as pessoas que os ajuda a concretizar essa ação.

Por exemplo, quando você inicia um projeto, provavelmente terá muito entusiasmo por ele, então geralmente é fácil conseguir suporte para no início. No entanto, pode ser difícil encontrar maneiras de manter sua ação inspiradora depois que o entusiasmo inicial diminui, especialmente se a equipe ou organização precisar fazer mudanças significativas na maneira como faz as coisas.

Os líderes reconhecem isso e trabalham arduamente durante todo o projeto para conectar sua visão às necessidades, objetivos e aspirações individuais das pessoas. Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio da Teoria da Expectativa . Líderes eficazes unem duas expectativas diferentes:

  • A expectativa de que o trabalho árduo leve a bons resultados.
  • A expectativa de que bons resultados conduzam a recompensas ou incentivos atraentes.

Isso motiva as pessoas a trabalharem duro para alcançar o sucesso, porque elas esperam desfrutar de recompensas – tanto intrínsecas quanto extrínsecas – como resultado.

Outras abordagens incluem reafirmar a visão em termos dos benefícios que ela trará para os clientes da equipe e aproveitar oportunidades frequentes para comunicar a visão de uma forma atraente e envolvente.

O que é particularmente útil aqui é quando os líderes têm poder de especialista. As pessoas admiram e acreditam nesses líderes porque são especialistas no que fazem. Eles têm credibilidade e conquistaram o direito de pedir às pessoas que os ouçam e os sigam. Isso torna muito mais fácil para esses líderes motivar e inspirar as pessoas que lideram.

Os líderes também podem motivar e influenciar as pessoas por meio de seu carisma e apelo naturais e por meio de outras fontes de poder , como o poder de pagar bônus ou atribuir tarefas a pessoas. No entanto, bons líderes não confiam muito nesse tipo de poder para motivar e inspirar outras pessoas.

3. Gerenciar a entrega da ação

Essa é a área de liderança que se relaciona com a gestão. Os líderes devem garantir que o trabalho necessário para entregar a ação seja gerenciado adequadamente – por eles próprios ou por um gerente ou equipe de gerentes dedicada a quem o líder delega essa responsabilidade – e eles precisam garantir que sua visão seja entregue com sucesso.

Para fazer isso, os membros da equipe precisam de metas de desempenho vinculadas à performance geral da equipe.  E, para o gerenciamento diário da concretização da ação, a abordagem ajuda a garantir que o que deveria acontecer, realmente aconteça.

Os líderes também precisam se certificar de que gerenciam as mudanças efetivamente. Isso ajuda a garantir que as mudanças necessárias para entregar a visão sejam implementadas de maneira harmoniosa e completa, com o apoio das pessoas relacionadas.

4. Treinar e formar uma equipe para alcançar a visão

O desenvolvimento individual e em equipe são atividades importantes realizadas por líderes transformacionais. Para desenvolver uma equipe, os líderes devem primeiro compreender a dinâmica do grupo. Vários modelos bem estabelecidos e populares descrevem isso, como os papéis da equipe de abordagem e a teoria de formação, ataque, normatização e desempenho.

Um líder irá, então, garantir que os membros da equipe tenham as habilidades necessárias para fazer seu trabalho e alcançar a visão. Eles fazem isso dando e recebendo feedback regularmente e por treinamento e coaching. Ou seja, pessoas para melhorar o desempenho individual e da equipe.

A liderança também inclui a procura de potencial de liderança em outros. Ao desenvolver habilidades de liderança em sua equipe, você cria um ambiente onde pode continuar a ter sucesso a longo prazo. E essa é uma verdadeira medida de grande liderança.

Observação:

As palavras “líder” e “liderança” costumam ser usadas incorretamente para descrever as pessoas que estão realmente gerenciando. Esses indivíduos podem ser altamente qualificados, bons em seus empregos e valiosos para suas organizações – mas isso apenas os torna excelentes gerentes, não líderes.

Portanto, tome cuidado ao usar os termos e não presuma que pessoas com “líder” em seus cargos, pessoas que se descrevem como “líderes” ou mesmo grupos chamados de “equipes de liderança” estão na verdade criando e entregando mudanças transformacionais .

Um perigo particular nessas situações é que as pessoas ou organizações que estão sendo administradas por tal indivíduo ou grupo pensem que estão sendo lideradas; mas eles não são. Na verdade, pode não haver liderança alguma, sem ninguém definindo uma visão ou ação e ninguém sendo inspirado. Isso pode causar sérios problemas a longo prazo.

Pontos chave

A liderança pode ser difícil de definir e significa coisas diferentes para pessoas diferentes. No modelo de liderança transformacional, os líderes definem a direção e ajudam a si mesmos e aos outros a fazer a coisa certa para seguir em frente. Para fazer isso, eles criam uma visão inspiradora e, em seguida, motivam e inspiram outras pessoas a alcançar essa determinação. Eles também gerenciam a entrega da ação, direta ou indiretamente, e constroem e treinam suas equipes para torná-las cada vez mais fortes.

Liderança eficaz trata de tudo isso – e é empolgante fazer parte dessa jornada!

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