Conheça 5 tendências no setor de energia renovável

Tomaz Filho

A energia renovável é cada vez mais reconhecida não apenas como uma fonte de energia alternativa aos combustíveis fósseis, mas a escolha ideal, econômica e ecologicamente correta.

Neste artigo, conheça algumas inovações que estão em evidência no que diz respeito à energia limpa.

1. Baterias de armazenamento de energia

O armazenamento de energia desempenha um papel importante no equilíbrio entre a demanda e o fornecimento de energia. É uma fonte chave para lidar com os problemas de intermitência das energias renováveis. 

O emparelhamento de um recurso de energia renovável com um sistema de armazenamento garante um fornecimento de energia suave e estável, independentemente das condições climáticas não serem perfeitas. 

Os dispositivos de armazenamento mais comuns usados ​​em sistemas de energia renovável são baterias recarregáveis. O uso de baterias tem aumentado tanto em nível residencial quanto em larga escala. 

As tecnologias de armazenamento de energia estão fornecendo produtos sustentáveis ​​aprimorados com vida útil efetiva, tornando seu uso mais viável e acessível. Essas soluções em escala de serviço público e doméstico estão se tornando mais competitivas em termos de preço, destacando as vantagens das fontes de energia tradicionais.

2. Blockchain de energia e IoT

Blockchain, uma tecnologia de descentralização que registra e conduz transações por meio de uma rede ponto a ponto criptografada, está sendo adaptada para uso nos mercados de energia.

Essa descentralização visa capacitar os consumidores a comprar e vender eletricidade com outros consumidores — potencialmente eliminando os intermediários, como fornecedores.

A corrida para reduzir a ineficiência energética está decolando e pode trazer benefícios reais para os consumidores diários, como preços mais baixos de eletricidade residencial.

Uma maneira de fazer isso é por meio da Internet das Coisas (IoT), tecnologia que integra aparelhos à internet para criar dispositivos inteligentes, desde uma lâmpada a um eletrodoméstico.

Futuramente, veremos um aumento na atividade em inovações de energia em blockchain que vai revolucionar o jeito que as pessoas interagem com a eletricidade, permitindo maior transparência, eficiência e descoberta de preços mais rápida para os mercados de energia.

3. Microrredes e Inteligência Artificial

As microrredes operam de forma autônoma ou conectadas a uma rede tradicional maior. Estão sendo instaladas com muitas usinas de energia solar para automatizar as redes de energia em todo o mundo. 

O principal objetivo é fornecer independência energética, eficiência e proteção durante emergências.

O uso de Inteligência Artificial (AI) com microgrid permite o controle das operações, aumenta a adaptação e melhora o funcionamento. A implantação de microrredes com as usinas de energia renovável está se tornando significativamente mais rápida, com novos módulos de software auxiliando os projetos a serem concluídos em um único dia.

4. Eletrificação do transporte

Os veículos de alto desempenho da Tesla estimularam o crescimento do interesse público em tecnologia de energia renovável. Em resposta, as montadoras tradicionais desenvolveram mais veículos eletrônicos para se manter competitivas em termos de custos.

Embora um consumidor comum não seja capaz de comprar um Tesla, a ideia de possuir um e-veículo de baixas emissões gradualmente se tornou tão bacana que os modelos utilitários agora estão se popularizando em um ritmo mais rápido.   

Mais de um milhão de veículos eletrônicos foram vendidos em todo o mundo em 2017. As vendas do primeiro trimestre de 2019 aumentaram 10% em relação às vendas do primeiro trimestre de 2018, de acordo com um relatório do Edison Electric Institute.

5. Parques eólicos e painéis solares

Duas das maiores fontes de energia renovável são a eólica e a solar.

O vento é a fonte de energia renovável mais econômica e tem o impacto mais verde e mais baixo.

Em meados dos anos 80, os parques eólicos eram vistos principalmente como um truque fiscal. No entanto, a tecnologia continuou a melhorar em conjunto com a consciência social em relação às mudanças climáticas.

Novos materiais foram introduzidos, permitindo lâminas de turbina mais longas, de modo que os fatores de capacidade aumentaram. Nos últimos 30 anos, o vento se desenvolveu a ponto de se tornar uma fonte de energia viável e impactante.

Futuramente veremos ainda mais exploração de parques eólicos offshore e turbinas flutuantes.

Como você viu, a energia renovável está crescendo e alcançando a eficiência em todos os aspectos. Essa fonte de energia se tornará mais amplamente distribuída em comunidades locais, materiais de construção e residências pessoais que em projetos de grande escala.

Curta a nossa página no Facebook e siga-nos no LinkedIn para receber outros artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Entenda a importância da responsabilidade social corporativa

CompartilharTwittarCompartilharPinOs programas de responsabilidade social corporativa surgiram do entendimento que as empresas funcionam como parte da sociedade. Ou seja, o sucesso de cada uma afeta profundamente a outra.  Empresas com propósitos e ações bem definidos melhoram a reputação da marca, atraem mais clientes, candidatos a empregos e aumentam o envolvimento […]