Como se preparar para o marketing digital em 2021?

Tomaz Filho

É fato: o ano está quase acabando. Isso significa que é hora de começar a pensar em novas tendências de marketing digital para 2021.

Afinal, além de driblar as mudanças drásticas causadas pela pandemia, é importante se manter atualizado com novas ferramentas para permanecer competitivo.

Neste artigo, confira algumas previsões para o mundo do marketing digital e sugestões para a sua estratégia.

Otimize a pesquisa por voz

A criação de produtos como Alexa e Google Home gerou um enorme boom no uso da pesquisa por voz. Esses dispositivos dependem quase inteiramente de consultas de voz para atender aos clientes. 

Atualmente, cerca de metade da população mundial usa alguma forma de busca por voz. Em 2021, esse número só deve aumentar, por isso é importante ter certeza de que a sua empresa está pronta.

A pesquisa por voz é um recurso conveniente que permite aos usuários pesquisar respostas ou agendar eventos com as mãos livres. 

Isso é perfeito para quem está constantemente em movimento, já que a pesquisa pode ser feita em segundos, praticamente de qualquer lugar.

Uma das melhores maneiras de garantir que a empresa seja otimizada para pesquisa por voz é ter um perfil atualizado do Google Meu Negócio. Se os usuários usarem a pesquisa dessa forma, os resultados mostrarão apenas as empresas que têm presença nesse site.

Aproveite o marketing de microinfluenciadores

O marketing de influência tem sido uma tática de marketing popular há anos. Originalmente, as marcas pensaram que era mais benéfico fazer parceria com grandes influenciadores (também conhecidos como macro influenciadores) com milhões de seguidores para promover produtos.

Essa abordagem provou ser muito cara e, surpreendentemente, não muito eficaz. Mesmo com preço alto, muitas empresas relataram não ver muito retorno. Embora esses indivíduos tenham muitos seguidores, suas taxas de engajamento são extremamente baixas quando comparadas a influenciadores de camadas menores.

Assim, os microinfluenciadores se tornaram muito mais populares quando as pessoas descobriram o efeito que eles têm nas decisões de compra. Estudos têm mostrado que, ao contrário da crença popular, quanto maior o influenciador, menor o retorno financeiro.

Microinfluenciadores oferecem mais seguidores de “culto”, o que significa que, na maioria das vezes, seus seguidores se dedicam mais a se envolver ativamente com seu conteúdo.

Use publicidade em vídeo

Com plataformas como YouTube e TikTok e recursos como Stories no Instagram, o vídeo continua a se tornar cada vez mais popular para publicidade.

Plataformas como Instagram e Facebook, que antes eram centradas em fotos, agora se transformaram em feeds cheios de vídeos. Os anunciantes descobriram que os vídeos são muito mais eficazes para estimular os clientes a realizar uma conversão.

Esse recurso torna mais fácil para as empresas realmente destacar os benefícios e as características de seus produtos, o que explica o grande impulso nessa tática.

Comece adicionando vídeos lentamente em seus diferentes canais sociais, como Instagram e LinkedIn. Dê a eles alguns dias e depois veja o desempenho desses vídeos.

Se você notar um aumento no engajamento ou nas visualizações, considere fazer do marketing de vídeo uma parte substancial de seus planos de marketing para 2021.

Adicione um chatbot ao seu site

Devido à descoberta dos muitos benefícios da IA, 2021 será um ano em que muitas empresas começarão a implementá-la em seus esforços de marketing.

Uma tecnologia que crescer rapidamente são os chatbots. No passado, funcionários de atendimento ao cliente eram contratados para resolver quaisquer dúvidas ou problemas que surgissem. 

Os clientes teriam que esperar no telefone para receber uma resposta para seu problema, o que provou ser um processo ineficiente e às vezes frustrante. 

Embora algumas empresas ainda confiem totalmente nos métodos tradicionais de atendimento ao cliente, como chamadas telefônicas ou e-mail, muitas empresas fizeram a transição para chatbots. 

Embora algumas pessoas prefiram falar com uma pessoa real, a IA está se tornando tão boa que muitas pessoas não conseguem mais perceber a diferença.

A nova inteligência artificial é inteligente o suficiente para descobrir respostas a perguntas que nem mesmo estão programadas no sistema. A tecnologia está chegando a um ponto em que pode realmente superar os humanos.

Espera-se que esses sistemas de IA extremamente avançados assumam o controle devido aos muitos benefícios que oferecem. Os chatbots de IA estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. O mesmo não pode ser dito sobre um humano. 

Todo ano sempre traz novidades, por isso é bom ficar por dentro das tendências de marketing digital para 2021. A chave do sucesso é se manter informado e permitir que sua estratégia de marketing seja flexível. Não tenha medo de seguir uma nova ideia: seja ousado.

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