Como reduzir as emissões de carbono na indústria?

Tomaz Filho

À medida que os níveis de dióxido de carbono (CO2) e outros gases do efeito estufa aumentam, mais calor é “aprisionado” na atmosfera terrestre e as temperaturas globais aumentam. 

Isso causa mudanças significativas no tempo e na duração das estações. Muitas cidades estão se esforçando para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e diminuir os impactos no clima.

Não importa o tamanho da sua empresa, existem etapas que você pode seguir para reduzir as emissões de dióxido de carbono e cumprir as metas de responsabilidade social.

Como reduzir as emissões de CO2 no setor industrial

Medir a pegada de carbono

Ao avaliar quanta poluição as ações da sua indústria geram, é possível começar a ver como pequenas mudanças nas políticas reduzem significativamente a pegada de carbono geral da empresa.

A pegada de carbono pode é medida por meio de uma avaliação das emissões de gases de efeito estufa. Uma vez que essa informação é conhecida, dá para planejar uma estratégia para redução por meio de desenvolvimentos tecnológicos, melhor gerenciamento de processos e produtos, compras públicas ou privadas alteradas, captura de carbono, estratégias de consumo e outros.

Fazer capeamento de carbono

Uma entidade governamental define um “limite” nas emissões que podem ser produzidas em sua jurisdição. Dessa forma, você recebe uma permissão de carbono dentro desse limite. As licenças são usadas ou negociadas com outras empresas, desde que ninguém exceda o total. 

Reduzir o uso de energia

A indústria da construção agora possui várias certificações de eficiência energética. Os padrões ajudam a definir metas mensuráveis ​​e alcançáveis, reduzindo a quantidade de energia usada de 12 por cento até 100 por cento do uso típico de energia em edifícios.

O setor da indústria pode garantir que os prédios sejam eficientes em termos de energia ao obter qualquer uma dessas classificações.

Recompensando os viajantes verdes

Incentivar os colaboradores a mudar para transporte público, caronas, bicicleta, teletrabalho e outros deslocamentos ecológicos faz a diferença.

Uma dica é oferecer benefícios para quem reduz o congestionamento do tráfego ou minimiza os impactos ambientais associados aos deslocamentos sozinho. 

Reduzir a dependência de combustíveis fósseis

A queima de carvão para produzir energia cria emissões de dióxido de carbono e contribui para mudanças climáticas irreversíveis. 

As empresas que fazem um esforço consciente para mudar para fontes de energia sustentáveis, como a energia eólica ou solar, ajudam a reduzir suas emissões diárias de CO2. 

Compensações voluntárias

Se uma empresa não pode se dar ao luxo de empreender novas iniciativas de construção com eficiência energética ou colocar painéis solares em edifícios, existem alternativas. 

Equilibrar as pegadas de carbono por meio de projetos alternativos, como energia solar ou eólica ou reflorestamento, é conhecido como compensação de carbono. 

Substituição de material

Assim como mudar para uma versão com menos carbono do mesmo material pode reduzir as pegadas de carbono, também dá para encontrar materiais alternativos para designs convencionais. 

Um exemplo é o surgimento das escovas de dente de bambu como substitutas do plástico. Essa alteração no design tornou o produto biodegradável e compensou as emissões de CO2 devido à capacidade da matéria-prima em absorver carbono.

As gerações futuras, ao olhar para a era do carbono, provavelmente verão um tempo de dificuldades ambientais, mas também um tempo de esperança. Existem técnicas e tecnologias que podem ajudar os fabricantes e engenheiros de projeto a minimizar o impacto no meio ambiente. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Conheça alguns itens domésticos movidos a energia solar

CompartilharTwittarCompartilharPinA energia solar é a onda do momento, e não estamos falando apenas de painéis no telhado e luzes com células fotoelétricas. Empreendedores engenhosos estão surgindo com mais maneiras de aproveitar a energia do sol e tornar a sua casa mais verde. As casas verdes são inteligentes por vários motivos. Primeiro, […]