A consciência ambiental cria excelentes oportunidades

Tomaz Filho

Ecoinovação é uma palavra que vem ganhando espaço no meio empresarial nos últimos anos. É sobre qualquer esforço de uma empresa para se tornar sustentável e verde.

Começar um programa de consciência ambiental não é tão complexo. Pode ser desde a criação de produtos verdes, encorajar os colaboradores a compartilhar carona, distribuir produtos promocionais ecológicos aos clientes, investir em energia solar etc.

Antes de tudo, transformar o seu negócio em uma organização ecologicamente correta requer uma nova consciência. O maior benefício é que isso pode gerar excelentes oportunidades para o seu negócio. Continue a leitura e saiba por que.

Ajuda a alcançar novos públicos

Os clientes de países desenvolvidos e em desenvolvimento, especialmente as gerações mais jovens, como a Y e a Z, estão procurando marcas que contribuam para o planeta. Eles desconfiam de indústrias que não fazem nada além de lucrar.

É por isso que vemos empresas de enorme sucesso como o Walmart adotando iniciativas como a instalação de painéis solares em telhados.

Educa as pessoas

Um bom lugar para aumentar a consciência ambiental da sua empresa são os produtos e serviços que oferece. Para realmente ter uma boa ideia disso, é importante olhar além do uso final do produto, observar a cadeia de suprimentos e os impactos ambientais das empresas com as quais trabalha. Escolha fornecedores mais ecológicos e reduza a pegada ecológica.

Uma ótima maneira de envolver os colaboradores é criar programas de incentivo que os estimulem a ser verdes. Dê recompensas simples para celebrar ações como reciclagem, desligamento de aparelhos, ida de bicicleta ao trabalho etc.

Reduz o desperdício de papel 

No mundo digital de hoje, é mais fácil que nunca reduzir a quantidade de papel que usamos. Incentive os colaboradores a imprimir menos, permitindo que acessem dispositivos como laptops, tablets e smartphones. Certifique-se de que todos os documentos importantes da empresa estejam disponíveis em um formato digital facilmente acessível.

Promove eficiência energética

A maneira como você administra suas instalações também pode ter um impacto substancial. Ao tornar seu escritório, fábrica ou qualquer outra instalação mais eficiente em termos de energia, sua empresa se torna mais ecológica e economiza dinheiro.

Comece fazendo uma auditoria energética, que o ajudará a determinar como você está usando e desperdiçando energia. Isso mostrará, por exemplo, onde o ar está escapando de seu prédio para que você possa consertar os vazamentos para reduzir suas contas de aquecimento e resfriamento.

Você também deve dar uma olhada em todos os seus equipamentos que funcionam com eletricidade. Se você estiver operando máquinas mais antigas, pode querer atualizar para modelos mais eficientes. Também é interessante pedir a equipe que desligue dispositivos eletrônicos antes de sair.

Tem energia limpa

Para tornar o uso de energia ainda mais verde, opte por energia limpa. Hoje, é mais fácil do que nunca para as empresas acessarem energia limpa e renovável de fontes como módulos solares, turbinas eólicas e bombas de calor geotérmicas.

Você também pode instalar seus próprios módulos solares, bombas de calor geotérmicas ou talvez até turbinas eólicas, se possuir terras suficientes. São várias ideias para reduzir os custos e, ao mesmo tempo, aproveitar as vantagens de descontos fiscais e outros incentivos.

Percebeu como desenvolver consciência ambiental é bom para todo mundo? Ela promove o conhecimento necessário para a preservação do meio ambiente e ainda oferece grandes oportunidades de negócio.

A TM e 99FinSecBra oferecem as melhores opções de financiamento e condições para a implantação do seu projeto de energia renovável. Entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Você já ouviu falar em marketing verde?

CompartilharTwittarCompartilharPinHoje, o mundo todo está mais preocupado com as questões ambientais. Poluição do ar, plástico nos oceanos, aquecimento global, desperdício de energia etc.  Seguindo a tendência, as empresas estão se voltando para uma estratégia de marketing verde e, por meio da responsabilidade social, conquistar cada vez mais seguidores. Continue a […]