Coronavírus e Covid 19

Tomaz Filho

Tudo sobre o Coronavírus e covid 19

O inimigo invisível

Estamos vivendo dias difíceis e um futuro incerto sobre um vírus que colocou o mundo em quarentena. As autoridades, especialistas, médicos, cientistas e alguns que estão na linha de frente das ações para combater o novo Coronavírus ainda vivem o momento de perplexidade e de poucas informações sobre como produzir medicamentos eficazes para a Covid-19.

Conhecer o adversário

Até o momento as informações sobre o novo Coronavírus dão conta da sua letalidade para algumas categorias; idosos acima de 60 anos e com algum tipo de doença crônica, gestantes e crianças também são suscetíveis e o que vem deixando toda a comunidade médica em alerta, é que jovens também estão indo a óbito por conta da Covid-19, são vetores potenciais do vírus.

O que está sendo feito

As medidas mais eficientes até o momento são a higiene pessoal, lavar mãos e antebraços com água e sabão, ao sair usar máscaras e álcool em gel sempre que tocar qualquer superfície e jamais levar as mãos ao contato com os olhos, nariz. A Organização Mundial da Saúde orienta todos os países a promoverem o isolamento social para conter ou amenizar a contaminação. No Brasil esse tipo de isolamento não está sendo respeitado pela população de algumas cidades e alguns estudos como o do Imperial College de Londres apontam o país em situação de risco e com provável epidemia o que resultará em colapso na rede de saúde pública e muitas mortes.

A prevenção e isolamento

O Ministério da saúde do Brasil possui uma página com todas as informações necessárias para orientar a população brasileira. Alguns estudos estão sendo feitos para encontrar em tempo recorde uma vacina. Líderes dos países mais desenvolvidos estão lidando pela primeira vez com uma situação que se agravou e atingiu a saúde e economia dessas nações, transformando em uma guerra onde o inimigo invisível até o momento está em vantagem, apesar de muitos infectados apenas apresentarem sintomas leves.

O que dizem os especialistas

A afirmação dos especialistas e cientistas é que a diferença entre esse vírus e os demais, é sua resistência e velocidade de contaminação. Países sem estrutura de saúde adequada terão muitas baixas. Se gostou mande e-mail para contato@tmfacil.com.br e dê sugestões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *