Coleta Seletiva

Tomaz Filho

Na Europa, a estrutura de gerenciamento de resíduos em vários países é muito diferente, mas é interessante notar um perfil comum relacionado a áreas climáticas homogêneas e racionalmente semelhante em hábitos culturais. Por exemplo, o uso de aterros é predominante, especialmente nos países do sul da Europa. Na Grécia e na Romênia, a quantidade de resíduos descartados em aterros sanitários excede 80%, e na Espanha e Itália, seu papel permanece significativo. Nos países do norte da Europa, em vez disso, a incineração prevalece, exceto na Finlândia e Inglaterra. Países com um “clima frio” requerem grandes quantidades de energia térmica durante a maior parte do ano e são orientadas para o modelo de gestão que incentive a recuperação de seu conteúdo energético. A produção de combustíveis e / ou biocombustíveis a partir de resíduos sólidos urbanos tornaram-se muito importantes na nos países que compõem a União Europeia (UE).

Referência em coleta seletiva

Nesse contexto, existe uma opção sempre considerada estratégica: Coleta Seletiva. Partindo dessa premissa, a Província de Trento (Itália) está realizando uma sistema integrado de gestão de resíduos, levando em consideração a visão da economia circular sobre a recuperação de materiais e energia e definição de políticas estratégicas para atingir os seguintes objetivos:

a) Diminuição da quantidade total de resíduos sólidos urbanos (RSU), mesmo considerando o crescimento populacional; esse objetivo envolve a constante redução da geração de resíduos sólidos urbanos per capita;

b) Definição de rendimentos específicos de coleta seletiva para cada parte de resíduo: esses rendimentos integram o percentual médio de reciclagem normalmente adotado para caracterizar o setor;

c) Definição de um patamar de sobras residuais como resultado da combinação da redução da produção total de resíduos e a consecução dos objetivos da coleta seletiva.

Melhorar o que já é bom

Compreender as características peculiares do sistema na Província de Trento e identificar os elementos que podem ser aprimorados e os indicadores que foram estudados e agregados em um índice; sua evolução ao longo do tempo destaca uma progressão qualitativa do sistema de gerenciamento de resíduos. Essa abordagem garante a implementação correta de todas as etapas úteis, adequadas para fornecer o efeito dos princípios impostos por lei.

Aspectos Financeiros

A gestão de resíduos é dada aos municípios que devem aplicar uma tarifa específica aos usuários. A tarifa deve cobrir todos os custos relacionados ao serviço de coleta, incluindo custos administrativos (ou seja, amortização de investimentos), seguindo o princípio do “poluidor-pagador”. A tarifa está estruturada em duas partes: uma parte fixa para cobrir os custos fixos e uma parte variável aplicada aos custos variáveis. O princípio do “poluidor-pagador” é aplicado, geralmente, avaliando a parte variável da taxa em relação à quantidade de resíduos considerados “poluentes”, que devem ser descartados (resíduos não triados). Esta não éa única abordagem adotada na Itália: em alguns casos, um mecanismo reverso é usado para recompensar a fonte separação de materiais recicláveis. Nos dois casos, o método de coleta é realizado para permitir a medição “pontual” dos fluxos de resíduos e para identificar o perfil do usuário. A adoção de uma tarifa com uma medição precisa dos RSU não classificados produzidos pela usuário e rapidamente leva a uma redução substancial da quantidade de resíduos sólidos urbanos não classificados. Obviamente, a qualidade da coleta seletiva deve ser garantida por um sistema adequado de controle pontual sempre objetivando metas. Apesar disso, na província de Trento, o decréscimo de RSU corresponderam a um aumento de sucata na coleta seletiva, indicando erros na separação por usuários e algumas tentativas de burlar o sistema de cobrança pontual.

Indicadores de materiais e métodos

Na versão clássica, o numerador coleta seletiva é dada pela soma de todos os resíduos municipais separadamente coletados, enquanto o denominador é o total dos resíduos municipais coletados. Resíduos coletados separadamente + resíduos não separados, resíduos volumosos e de rua.
Percentual da coleta seletiva é frequentemente identificado erroneamente como o nível de recuperação de resíduos em todos os tratamentos.
Obviamente, coleta não é igual a recuperação. Existem pelo menos três fluxos de resíduos demonstrando isso, porque seguem os caminhos de disposição final no término da cadeia do sistema: Resíduos perigosos dos municípios: mesmo coletados separadamente, são amplamente e comumente destinados ao descarte;
Impurezas coletadas; Restos da cadeia de tratamento. Portanto, a porcentagem de resíduos efetivamente recuperados é menor que a coleta seletiva, e os resultados devem apontar claramente as diferenças.

Efeitos e cálculo da coleta seletiva

Os dados no nível anual podem ser usados ​​para realizar uma análise de cálculo da coleta seletiva. Foram identificados quatro níveis da “pureza” da coleta em Tentro (a, b, c, d), e usamos cinco modelos de cálculo da coleta seletiva:

a) usar dados de coleta de lixo anunciados oficialmente pelos Gerentes Gerais da Província (“Dados originais”)
b) distribuir a coleção de materiais múltiplos em diferentes componentes, como vidro, plástico, metais e sucata com base em análise realizada pelo Consórcio Nacional para gerenciamento de embalagens
c) eliminar as impurezas da coleção
d) eliminar as sobras de tratamento de resíduos

Os parâmetros relacionados às impurezas da coleta e às sobras de tratamento de resíduos podem ser estimado usando um balanço do sistema de seleção e tratamento. Para a coleta de materiais múltiplos embalagens e plástico de material único, no entanto, as impurezas e resíduos podem ser obtidos por análises periódicas e processamento estatístico realizado pelo Consórcio Nacional de Embalagens (órgão italiano).

Índice de Qualidade de Coleta Seletiva

Novos índices foram definidos para apontar resultados mais claros da coleta seletiva. De fato, além dos percentuais, outros indicadores precisam ser integrados em um novo índice para entender quão eficaz é a coleta seletiva, como:

Eficiência de coleta por uma única fração
Sistema adotado e método de coleta
Qualidade da coleta seletiva
Implementação da tarifa pontual
Incidência turística

O objetivo é definir um índice sintético,ou índice de qualidade da coleta seletiva que é alimentado pelos vários indicadores listados acima, a fim de identificar os melhores modelos de gestão. Quanto à eficiência relacionada a cada parte e à avaliação da incidência do turista, que se torna suficiente para aplicar as respectivas definições. A aplicação da taxa pontual é um binário simples sim / não, embora seja possível criar uma abstração para classificar o sistema de classificação e o método de coleta, atribuindo um valor à configuração convencional única de acordo com uma escala de valores fixo como referência.

Medidas da coleta seletiva

A medida da qualidade da coleção é altamente condicionada pela sucata da coleta seletiva, que é a fração de resíduos não relacionada à quantidade de fração coletada. Geralmente a diferença é devido ao usuário erros na separação dos resíduos, especialmente no caso de embalagens plásticas. Dentro da coleta multimaterial, existem altas porcentagens de sucata, composta principalmente de resíduos que não são passíveis de recuperação adicional. A alta quantidade de plástico existente para embalagens que levam à unificação de todos os objetos feitos de plástico, facilita muito esse procedimento. É importante impor controle contínuo aos usuários para combater a transferência de materiais estranhos. Para isso, observamos a importância da relação usuário-contêiner exclusivo para melhorar a qualidade da coleta. Seria necessária a análise de todas ou pelo menos as mais importantes porções coletadas de resíduos para determinar as sobras da reciclagem. No entanto, é possível determinar com certeza apenas a impurezas na coleta de embalagens.

Divisão dos resíduos

Sucata da coleta seletiva: são as toneladas de resíduos expelidas do fluxo da coleta seletiva durante a fase de separação.
Os dados são originários da análise do produto realizada na coleta de embalagens multimateriais e materiais plásticos únicos, disponíveis sistematicamente apenas a cada três meses a partir da Consórcio Nacional de Embalagens. Para outras partes (ou seja, orgânicas, papel e papelão), poucos dados estão disponíveis e são mais esparsos no tempo; eles são montados diretamente pela Província de Trento no sistema seleção. Coleta seletiva bruta: são as toneladas de lixo coletadas separadamente, tanto em nas calçada como em centros de coleta. As partes de resíduos são: orgânico, verde, papel e cartão, multi-material, vidro, metais, plásticos, madeira, têxteis, Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, resíduos perigosos e outros. Inclui resíduos de coleta de lixo. Resíduos não classificados: são as toneladas de lixo coletadas pelos usuários com um sistema dedicado. Resíduos volumosos: são as toneladas de resíduos coletados principalmente no centro de coleta. Em alguns territórios, a retirada está ativa de plantão na casa do usuário. Residentes e população equivalente.

Trento, um exemplo a ser seguido

Pioneira na coleta seletiva, Trento e sua forma de tratar os resíduos é hoje copiada por grandes centros urbanos e oferece uma das melhores qualidades de vida aos seus moradores tornando-se paradigma e reconhecida mundialmente como a cidade verde da Itália, transformando o que é um problema para muitos municípios em fonte de renda, saúde e bem-estar. Se gostou, quer saber mais ou tem sugestões mande e-mail para contato@tmfacil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Fosseis ou Renováveis?

Mudanças Climáticas A variação do clima e os constantes efeitos causados pelo aquecimento global são observados como uma questão ética há anos e com certa relutância de alguns setores da sociedade. Mas agora os apelos ao investimento socialmente responsável para salvar o planeta estão sendo cada vez mais reforçados pelos […]