12 dicas para reduzir os custos de energia elétrica na sua empresa

Tomaz Filho

Salários de funcionários, benefícios, produtos, espaço para aluguel e outras despesas sempre são levadas em consideração ao criar e administrar um negócio. No entanto, algo que muitos gestores não consideram são ações para reduzir os custos de energia elétrica da empresa.

A eletricidade também é bem cara, especialmente quando existem falhas que passam despercebidas e que se acumulam mês a mês gerando um montante enorme de desperdícios. 

Algumas dicas essenciais vêm da maneira como você já está escolhendo operar. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

Sempre há luzes acesas em sua empresa? Por quanto tempo? O ar condicionado fica ligado durante o verão? As luzes são apagadas no final do dia? Você tem luzes de segurança reserva?

Essas perguntas e muitas outras são necessárias para começar uma mudança na maneira como a energia é gasta.

Como resultado do uso constante de energia elétrica, você não apenas adiciona custos desnecessários ao seu orçamento, mas também emite carbonos adicionais ao meio ambiente.

Aqui está uma lista de coisas que você pode fazer para promover a economia de energia elétrica. Confira.

1. Estabeleça práticas de eficiência energética

Os empregadores muitas vezes subestimam as ideias dos trabalhadores, mas é muito importante ter um diálogo aberto sobre as coisas que podem ser mudadas no uso de energia da organização. Isso permite criar uma cultura de trabalho com eficiência energética.

Eduque os colaboradores sobre economia de energia de condicionadores de ar, impressoras, freezers, microondas e deixe-os usar esses recursos para cortar custos de energia. Descarte aparelhos antigos e substitua por outros com eficiência energética.

2. Faça a auditoria de energia

Contrate uma empresa de auditoria de energia e deixe-a fazer uma avaliação na empresa. Muitas instituições de serviços públicos oferecem um programa gratuito de auditoria de energia para garantir o uso desse recurso de forma eficiente. Se não for possível encontrar um, vale a pena pagar pelo serviço.

3. Substitua as lâmpadas existentes por lâmpadas compactas

As lâmpadas fluorescentes compactas e LED consomem menos energia e oferecem uma vida útil mais longa. Além dos benefícios de converter para LED, você também pode economizar muito substituindo apenas a luminária em vez de todo o equipamento. 

Isso também é conhecido como retrofitting, que pode ser feito virtualmente em qualquer luminária existente com tecnologia de iluminação. Dessa forma, é possível reduzir os custos com uma luz mais barata e com instalações mais fáceis.

4. Reduza o desperdício de papel

Imprima somente quando necessário. Além de reduzir o desperdício de papel, isso ajuda a cortar a energia gasta para operar a impressora, o que, por sua vez, reduz o custo de energia e prolonga a vida útil da máquina.

5. Desligue o equipamento quando não estiver em uso

Certifique-se de desligar todos os computadores, impressoras, scanners, micro-ondas, luzes, ar condicionado, máquinas de produção automática de café durante os fins de semana ou feriados. Eles continuam a consumir energia, mesmo se estiverem conectados. 

6. Compre dispositivos energeticamente eficientes

Os aparelhos energeticamente eficientes custam mais no início, mas com os anos de uso, eles vão economizar seu dinheiro. Isso vale para qualquer equipamento que funciona com eletricidade: gastar um pouco mais resulta em economias significativas a longo prazo.

7. Invista em termostato programável

Um termostato programável tem a capacidade de ajustar automaticamente a temperatura do local de trabalho quando ninguém está trabalhando. Menos ar condicionado significa uma economia significativa para o seu bolso.

8. Cuidado com pequenas correntes de ar 

As pequenas correntes de ar geralmente fazem com que as empresas percam partes substanciais dos custos de resfriamento. A vedação de ar adequada do ambiente de trabalho elimina o problema. 

9. Considere a instalação de painéis solares

A energia solar é uma fonte de energia gratuita, limpa e renovável. Dependendo do projeto, os painéis solares podem custar caro no início, mas o valor que você investir será facilmente recuperado em alguns anos. Eles duram mais e não têm manutenção além da limpeza. Dê adeus às mensalidades de energia.

10. Plante árvores frondosas ao redor da empresa

Um paisagismo sombreado fora do escritório protege o prédio do sol intenso durante o verão e de ventos frios no inverno. A árvore e suas folhas protegem também dos raios solares e menos resfriamento será necessário. Se o escritório já tiver isolamento adequado e aparelhos com eficiência energética, o efeito será menor.

11. Use a tecnologia para realizar reuniões virtuais

Novas tecnologias como Google Meet ou Skype permitem que você faça reuniões virtuais. Por isso, faça apresentações e ligações de longa distância, mesmo sem ir ao escritório do cliente. Você certamente pode economizar dinheiro na quantidade de combustível ou passagens aéreas que seriam usadas para comprá-lo.

12. Permita que os colaboradores trabalhem remotamente

Dê a sua equipe a opção de trabalhar em casa em dias alternados. Com as novas tecnologias, é possível se conectar à rede do escritório com segurança. Com menos pessoas no escritório, menos iluminação e refrigeração seriam necessários. 

Ao considerar essas etapas acima, você poderá reduzir os custos de energia elétrica na sua empresa. Portanto, comece com a promoção da conscientização dos colaboradores, substitua aparelhos antigos por tecnologia com eficiência energética e siga as outras dicas para ter sucesso.

Quer saber mais sobre como economizar muito dinheiro com energia? Entre em contato conosco agora mesmo! As nossas linhas de financiamento são as mais simples e de melhores condições para a implantação do seu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Toyota testa carro com teto solar fotovoltaico

CompartilharTwittarCompartilharPinInspirado por novos painéis solares ultrafinos desenvolvidos para satélites, um projeto liderado pela Toyota no Japão está fazendo experiências com o modelo Prius movido a energia solar. No programa de demonstração financiado pelo governo japonês, os engenheiros da marca instalaram painéis solares fotovoltaicos projetados pela Sharp no capô, teto, janela […]