11 desafios comuns na gestão da empresa e como superá-los

Tomaz Filho

Se você supervisiona equipes, certamente enfrenta desafios diários na gestão da empresa relacionados à produtividade e comunicação. Reconhecer as dificuldades é o primeiro passo para identificar os gargalos e providenciar mudanças.

Abaixo, confira os principais obstáculos na gestão e confira dicas para dribá-los.

1. Nível de desempenho reduzido

A diminuição na produtividade de um colaborador às vezes afeta outros membros da equipe e prejudica o cumprimento das metas gerais. Portanto, faça uma análise do fluxo de trabalho para revisar seus sistemas atuais e reestruturar as áreas fracas. 

Outra forma de enfrentar esse desafio é fazer perguntas e pensar em soluções para os problemas. As reuniões individuais oferecem uma grande oportunidade para você restabelecer as horas de trabalho e as expectativas em relação à produtividade.

2. Falta de pessoal

É importante reconhecer quando é hora de contratar alguém para cumprir as responsabilidades dentro do departamento. Como o processo de contratação é demorado, é útil buscar ajuda de outros gerentes e profissionais de recursos humanos na seleção do novo candidato.

Se for necessário, crie uma vaga no perfil da empresa no LinkedIn, entreviste os candidatos por videoconferência e selecione a pessoa certa para a função desejada. 

3. Comunicação fraca

Outro desafio de supervisionar equipes é garantir uma comunicação eficaz. Isso porque cada colaborador tem níveis diferentes de conhecimento. Nesse cenário, é recomendável que a sua linguagem seja simples, objetiva, de modo que não haja espaço para falsas interpretações.

Escolha o melhor canal para se comunicar, ouça o feedback da equipe, aumente a frequência da comunicação para garantir que todos saibam exatamente quais são as suas expectativas.

Considere a implementação de uma plataforma de mensagens para o local de trabalho que permite agilidade e eficiência na interação. 

4. Desempenho da equipe

Às vezes, os colaboradores perdem o foco quando passam muito tempo concluindo tarefas individuais. Para restabelecer o trabalho em equipe, é preciso revisar o propósito do projeto. 

Os líderes que reservam um tempo para reconhecer os esforços da equipe e esclarecer os objetivos geralmente percebem níveis maiores de motivação.

Considere dividir os membros do grupo em parceiros para que tenham a chance de trabalhar com alguém em um projeto específico. Os exercícios de construção de equipes são outra ótima maneira de ajudar todos a aprender como trabalhar melhor juntos. 

5. Pressão para executar

Alguns gerentes, especialmente os mais novos, sentem que estão sob pressão para alcançar a excelência desde o início de suas funções. Se você frequentemente se sente estressado com a posição de liderança, reserve um tempo para rever os motivos pelos quais foi contratado para o cargo.

Reconheça que os líderes também aprendem com a experiência e os erros. Embora o planejamento ajude, provavelmente você enfrentará situações inesperadas. A maneira que escolhe resolver conflitos e reagir aos desafios reflete sua capacidade de liderar.Pense nisso.

6. Ausência de estrutura

Um desafio comum que os gerentes enfrentam no local de trabalho é a ausência de estrutura, especialmente ao supervisionar uma nova equipe. Dependendo do ambiente, alguns grupos precisam ser supervisionados mais de perto que outros para manter os níveis de produtividade.

Reserve um tempo para desenvolver uma estrutura organizacional que ajude os funcionários a saber o que você espera deles. Além disso, mostre respeito à sua equipe para estimular a lealdade.

7. Gestão do tempo

Como você é responsável ​​por supervisionar as pessoas e se comunicar com outros chefes de departamento, é natural que lute para equilibrar suas próprias tarefas. 

Uma maneira de priorizar responsabilidades é agendar um horário ao longo do dia para fazer trabalhos específicos. Informe à equipe os horários em que você não estará disponível para atendê-la.

Atualize a agenda regularmente e compartilhe-a com outros para que saibam quando podem entrar em contato com você.

8. Suporte inadequado

É comum precisar da aprovação da equipe executiva de uma empresa ou do proprietário do negócio antes de prosseguir com um projeto. Quando o processo de tomada de decisão leva mais tempo que o esperado, pode retardar o progresso geral da equipe. 

O mais importante a fazer nessa situação é ser honesto com o grupo. Deixe-o saber que você está esperando por informações da diretoria executiva e, se possível, permita que trabalhem em outros projetos. 

9. Ceticismo

As equipes costumam questionar a transparência da gestão quando se sentem distantes dos supervisores, especialmente se certos colaboradores acham que estão trabalhando mais que outros. 

Quando as pessoas acreditam que não fazem parte do plano, o nível de confiança fica comprometido. A comunicação clara e as interações honestas ajudam a resolver o ceticismo na maioria dos casos porque constroem a confiança entre o colaborador e o gestor. Ao delegar tarefas, explique por que você as atribui e como isso contribui para o objetivo geral.

10. Pessoas difíceis

Saber como abordar adequadamente quaisquer questões antes que se tornem grandes é um desafio comum que os gerentes enfrentam. Para tratar questões específicas, solicite feedback para conhecer a realidade do problema. 

Reserve um tempo para ouvir suas preocupações e descobrir o que puder sobre a situação. Converse separadamente com cada pessoa envolvida no conflito, tire suas conclusões e tome uma atitude em seguida. 

11. Promoção de colegas de trabalho 

As pessoas que são promovidas na empresa muitas vezes se descobrem gerenciando colegas de trabalho antigos. Essa situação pode parecer estranha no início, mas com o tempo e a liderança certa, se torna menos problemática. 

Garanta que você está presente para apoiar os esforços e garantir que o grupo tenha tudo que precisa para atingir os objetivos. É recomendável ter  uma reunião logo após a transição, onde você abordará a mudança de funções e permitirá que façam perguntas.

Como você sabe, são muitos os desafios na gestão da empresa. Acontece que, com a organização de uma agenda, a gestão eficiente do tempo, investir em comunicação e outras práticas que citamos aqui, é possível ter uma equipe harmonizada com foco nos objetivos comuns.

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